Campo Grande (MS) - No próximo fim de semana as atenções da Fórmula Truck estarão voltadas para o Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), palco da oitava etapa da categoria. Com apenas duas provas para o final da temporada, as equipes e pilotos além de tentarem bons resultados nesta reta final do Campeonato Brasileiro, já estão trabalhando na evolução de seus equipamentos pensando em 2008. "A Truck está muito equilibrada. Temos que começar o desenvolvimento do caminhão a partir de agora se quisermos andar na frente no ano que vem", aposta o experiente sorocabano Djalma Fogaça, piloto e chefe da equipe DF Motorsport/Ford Racing Trucks.
A estratégia escolhida pela equipe oficial dos caminhões Ford Cargo foi investir nas modernas dependências de sua oficina em Sorocaba, interior de São Paulo, e apressar a evolução dos motores Cummins nesta fase final do certame, já que no chassi e suspensões alcançaram um excelente nível de competitividade. Além de sua própria preparação, a equipe confiou um equipamento para a Scuderia Lôbo, e outra unidade motriz para a Martec, de Itatiba, para experimentar novas receitas de performance.
"Do jeito que estava não podia ficar. Não estamos parados. Estamos preocupados e procurando soluções", reagiu Fogaça. "A idéia é fazer a comparação entre todos os três motores, e assim melhorar o rendimento e evitar problemas", conta o titular da DF Motorsport/Ford Racing Trucks. O objetivo principal da experiência é diminuir a emissão de fumaça pelos caminhões. "Queremos um motor forte, confiável, mas que elimine o mínimo de fumaça possível", afirma o 'Caipira Voador'.
Único nordestino da Fórmula Truck, o pernambucano Beto Monteiro espera já nesta corrida uma melhora de desempenho de seu Ford Cargo. "Nós temos potencial para andar na frente, tanto que fomos líderes no início da temporada. A equipe precisa voltar a ter a competitividade mostrada no início do campeonato", falou o campeão da categoria em 2004. O otimismo de Monteiro chega ao ponto dele almejar a voltar a conquistar uma vaga na superpole. "Na última corrida em Curitiba eu tive problemas e não fui bem, mas em Campo Grande tenho certeza de que o caminhão vai estar melhor", conclui o oitavo colocado, com 35 pontos.
O otimismo também é compartilhado pelo catarinense Luis Zappelini, que tem boas expectativas para a etapa sul-mato-grossense. Na corrida do ano passado ele teve problemas na classificação e largou mal, mas fez uma boa prova de recuperação, terminando na décima posição. "Este ano espero conseguir me classificar bem e ser consistente na corrida. Assim posso chegar entre os primeiros e somar mais pontos no campeonato", fala o representante de Lages.
A corrida acontece no domingo (11/11) às 14 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes.
Confira a programação completa do fim de semana em Campo Grande:
Sexta-feira (9)
14h00 às 15h00 - 1º Treino Livre
16h00 às 17h00 - 2º Treino Livre
Sábado (10)
09h00 às 10h00 - 3º Treino Livre
11h00 às 12h00 - 4º Treino Livre
15h30 - Treino Classificatório
Domingo (11)
09h45 - Aquecimento
14h00 - Corrida