O Governo Estadual e a Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim, realizaram a última etapa dos Jogos Escolares de MS 2005 de 12 a 14 anos. A modalidade do xadrez foi disputada nos dias 29 e 30 de outubro no Salão da Diocese de Jardim por onze municípios e 52 enxadristas a Coordenação Técnica ficou a cargo da Federação Sul-Matogrossense de Xadrez, tendo como Diretor Orlando Silvestre e Arbitro Geral André Cavallieri.
Entre os dez municípios presentes na modalidade de xadrez feminino por equipe Campo Grande foi a campeã com 11 pontos de Aline Brito, Jéssica Lima e Bruna Algarve que levaram a medalha de ouro, em segundo lugar ficou Três Lagoas com 10 pontos de Jéssica Giacomelli, Geisa Freitas e Jéssica Teodoro que foram medalhas de prata e Corumbá em terceiro lugar com 9,5 Pontos de Franciellen Souza, Vanessa Cruz e Lívia Santos medalhas de bronze, subiram ao podium respectivamente.
No masculino por equipe com a participação de onze municípios, Três Lagoas foi a equipe campeã com 12 pontos de Eduardo Narvaez, Murilo Silva e Lucas Moreira, Campo Grande em segundo com 11 pontos de Pedro Takigushi, Gabriel Marques e Liel Rodrigues e Ponta Porã em terceiro com 7,5 Pontos de Matheus da Silva, André Valiente e Helio Rossato.
No individual masculino o campeão foi Eduardo Narvaez de Três Lagoas, em segundo Pedro Takigushi de Campo Grande, em terceiro Carlos Vitória de
Naviraí, em quarto Gabriel Marques de Campo Grande e em quinto Murilo Silva de Três Lagoas.
No individual feminino a campeã foi Aline Brito de Campo Grande, em segundo Jéssica Giacomelli de Três Lagoas, em terceiro Franciellen Souza de Corumbá, em quarto Phamela Suelen de Ponta Porã e em quinto Vanessa Cruz de Corumbá.
Os Jogos Escolares representam a maior competição esportiva direcionada para estudantes da rede pública e privada de ensino de Mato Grosso do Sul. O Professor Paulo Mansano responsável pelas modalidades individuais dos JEMS atestou a evolução técnica, de participação e organizativa do Xadrez.
Os JEMS com a participação de quatro mil jovens integram os estudantes através do esporte, de forma séria e saudável, promovendo o desenvolvimento esportivo de base, além de propiciar a descoberta de novos talentos sul-mato-grossenses.