A Federação Sul-mato-grossense de Xadrez realiza neste fim de semana, nas dependências do Clube de Xadrez Campo Grande no Colégio Cesm, os Campeonatos Estaduais de Xadrez Ativo 30´ e de Xadrez Blitz 5´, que serão disputados no sistema suíço de seis rodadas. O evento conta com apoio do Fundo de Investimento Esportivo, através da Sejel.
Os enxadristas de Corumbá, Ladário, Três Lagoas, Dourados e Campo Grande estão afiados, depois das disputas dos circuitos de xadrez que aconteceram nas cidades, aumentando a rivalidade nos tabuleiros sul-mato-grossenses e, principalmente, o desejo de Corumbá de superar pela segunda vez em números totais de títulos estaduais de Campo Grande.
Em 2004, no Xadrez Blitz, Orlando Silvestre obteve o seu bicampeonato estadual nas partidas relâmpagos. No Xadrez Ativo, Antonio dos Santos venceu no absoluto e nas categorias os vencedores foram no veterano Advalques Ferreira, nos menores Gabriel Marques e no feminino Aline Britto.
Corumbá, agora com o apoio da Prefeitura, promete uma delegação com mais de 40 pessoas e enxadristas experientes para tentar levar a maioria dos títulos e iniciar bem a temporada 2005. Augusto César Samaniego será o chefe da delegação, que terá como sub-chefe a professora Clotilde Coelho, Silvio Samaniego técnico, Elaine Febronia supervisora e Rosana Dias a acompanhante oficial.
Campo Grande realizou seletiva e tem como jogadores oficiais os enxadristas José Nogueira, Edson Oshiro, Orlando Silvestre, Ceveriano Fernandez, Jackson Tarick, Leonardo Felício, Gabriel Marques, Rodrigo Ferreira, Renata Nakazato, Sarah Almeida, Vanessa Nogales e Layla Meneghini.