Campeonato Sul-mato-grossense tem sexta maior média de gols do país

da redação/com globoesporte.com - 7 de mar de 2013 às 11:19 156 Views 0 Comentários
 Campeonato Sul-mato-grossense tem sexta maior média de gols do país Estadual está à frente de Paulistão, Mineirão, Carioca e Gaúcho.

Campo Grande (MS) - Os campeonatos Acreano e Amazonense não estão na lista das competições mais badaladas do país. Muito menos têm grandes craques desfilando seu futebol a cada rodada. Entretanto, no quesito ‘bola na rede’, eles estão na topo. No Acre, foram 45 gols em 12 partidas, enquanto no Amazonas os artilheiros foram às redes 60 vezes em 16 jogos, o que deixa ambos empatados na liderança da lista de melhor média de gols entre todos os estaduais do Brasil com 3,75.

Renan, do Plácido de Castro-AC, com cinco gols, e Bruno Sabino, do Nacional-AM, com quatro, são os goleadores das respectivas competições até o momento. Porém, os melhores ataques não são os dos times dos matadores. O maior poderio ofensivo até aqui fica com Rio Branco-AC e Penarol-AM que já marcaram 15 vezes em apenas três partidas, alcançando a expressiva média de 5 gols por jogo.

Quem completa o pódio em terceiro lugar é o Campeonato Maranhense. São 70 gols em 20 duelos, o que corresponde a uma média de 3,5 por partida. Paraibano com 3,10, Paraense e Sul-Mato-Grossense com 3,05 são os outros três estaduais que superam a marca de três bolas na rede por confronto.

O Sul-mato-grossense também não faz feio, tem a sexta melhor média de gols do país, e seu artilheiro, Careca, do Cene, com 12 gols, é o segundo artilheiro do Brasil.

Entre os campeonatos considerados mais fortes, o Paulistão apresenta a melhor média, com 2,74 gols por jogo, mas aparece apenas na nona colocação no geral. Em uma competição com artilheiros do calibre de Neymar, Alexandre Pato, Guerrero e Luis Fabiano, o maior goleador do torneio é uma surpresa. Trata-se de Lincom, do Bragantino, que anotou sete tentos. O melhor ataque também é de um time considerado pequeno, o Mogi Mirim, que divide a ponta com o São Paulo: 19 gols.

Com 171 gols em 66 partidas, o Carioca é apenas o 13º na lista com média de 2,59 por jogo. A artilharia do campeonato até o momento é liderada pelo ‘brocador’ Hernane, do Flamengo, que fez a torcida rubro-negra vibrar em oito ocasiões. O atacante Fred, do Fluminense, que poderia contribuir para alavancar o número de gols da competição, está em má fase e só marcou duas vezes no estadual do Rio de Janeiro. É bem verdade que ele tem sido poupado de alguns confrontos por conta da Libertadores. O Vasco é a equipe que mais balançou as redes adversárias até o momento: 21 vezes.

Em Minas Gerais, a seca chegou a assustar na segunda rodada, quando nada menos do que quatro das seis partidas terminaram em 0 a 0. Mas os artilheiros parecem ter acordado. A última rodada, por exemplo, apresentou uma média de 3,3 gols por jogo e ajudou o Campeonato Mineiro a subir para a 20ª posição na lista, com uma média um pouco superior a dois gols.

Na lanterna, aparece o Gaúcho. Nem mesmo os gols do uruguaio Diego Forlán, do Internacional, que parece encontrar sua melhor forma no Colorado, fizeram com que o campeonato apresentasse boa marca. A média no primeiro turno (Taça Piratini) é de apenas 2,05 por partida. Vale lembrar que os dados são apenas da primeira divisão dos estaduais brasileiros.

O levantamento também usa o critério de que o campeonato tenha pelo menos dez jogos disputados, o que deixa de fora momentaneamente o Tocantinense, que teve sua rodada de estreia no último fim de semana, com apenas quatro partidas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?