Budapeste (Hungria) - O meio-médio (até 81kg) Tiago Camilo e o pesado (mais de 100kg) João Gabriel Schilitter conquistaram neste domingo a medalha de bronze na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria.
Na Copa do Mundo de Viena, onde competiu a equipe feminina, o melhor resultado deste segundo dia de disputa foi o 13º lugar de Claudirene César (até 78kg).
O Brasil encerra participação nas competições de Budapeste e Viena com seis medalhas, sendo duas de ouro (Leandro Cunha e Erica Miranda) e quatro de bronze (Pedro Guedes, Tiago Camilo, João Gabriel e Daniela Polzin).
Os dois torneios fazem parte das etapas de avaliação dos atletas pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Tiago Camilo, vice-campeão olímpico em Sydney 2000, conquistou o bronze com seis lutas. Na primeira rodada, Tiago ficou de bye (espera) na competição. Na fase seguinte, acabou derrotado pelo lituano Konstantins Ovcinnikovs por ippon.
Na repescagem, Tiago venceu o romeno Adrian Checiu por ippon, depois passou também por ippon pelo alemão Christophe Lambert. Na luta seguinte, Tiago voltou a vencer por ippon, desta vez do russo Kamil Magomedov.
Contra o cubano Borroto Cardenas um combate difícil, mas que Tiago venceu por koka. Na luta pelo bronze, o brasileiro bateu o russo Dmitri Ogienko por ippon.
Já João Gabriel Schilitter encarou na primeira rodada o húngaro Gergo Urban e venceu por ippon. Depois, vitória por wazari sobre Batjargal Odkhuu, da Mongólia, na terceira rodada João Gabriel acabou derrotado por ippon por Martin Padar, da Estônia.
Pela repescagem, o judoca passou pelo alemão Nico Kanning por ippon e fez uma boa luta com o islandês Thormodur Jonsson, na terceira fase da repesagem, conseguindo mais uma vitória por ippon. Na disputa do bronze, um duelo pan-americano com o cubano Oscar Breison. João Gabriel levou a melhor e ficou com a medalha com um yuko.
No meio-pesado, Leonardo Leite ficou com a nona colocação. Após vencer Alexandru Ciupe (CAN) por koka e Tomi Jaakkola (FIN) por ippon, Leonardo acabou derrotado pelo romeno Daniel Brata por koka e foi para a repescagem. O judoca não conseguiu superar o francês Jalal Benalla e acabou eliminado do evento. Outro judoca que entrou em ação neste domingo em Budapeste, Carlos Honorato (até 90kg), não obteve classificação.
No feminino, Claudirene César (até 78kg) foi a brasileira mais bem colocada. Acabou na 13ª colocação. As demais judocas que competiram neste domingo, Márcia Vieira (até 70kg) e Viviane Oliveira (mais de 78kg) não tiveram classificação.