Santo André (SP) - O Brasil já sabe quem serão seus adversários na primeira fase do Pan-Americano de Handebol Masculino Adulto, que será disputado em Aracaju (SE), entre os dias 6 e 10 de junho.
Durante o sorteio realizado na manhã desta quarta-feira, ficou definido que os brasileiros integrarão o grupo A, ao lado de Chile, Groenlândia e Uruguai, enquanto que o grupo B será formado por Argentina, Estados Unidos, México e Porto Rico.
A cerimônia foi feita aos moldes das grandes competições organizadas pela Federação Internacional (IHF) e transmitida ao vivo para todo o mundo via internet.
O técnico Jordi Ribera, que acompanhou o sorteio em São Paulo, classifica o grupo A como sendo o mais difícil. "É um grupo ambicioso e certamente mais difícil que a chave B. A Groenlândia sempre tem alguma característica vinda do tipo de jogo europeu, pela proximidade de colonização. O Chile e o Uruguai são os dois países que se aproximam mais do estilo de jogo da Argentina, na América do Sul", explicou o treinador.
Ribera ressalta que a equipe brasileira precisará se portar bem em quadra para vencer estes adversários. "Temos que jogar bem e nos preocupar em ficar entre os dois primeiros colocados do grupo para passar à próxima fase."
O treinador fez também uma análise do grupo B, liderado pela Argentina, principal adversário do Brasil na competição. "Este é um grupo mais fácil, em que certamente a Argentina será a primeira colocada." Ribera não demonstra preferência quando o assunto é o cruzamento da segunda fase. "Não há um adversário preferido para a segunda fase. Antes temos que pensar na primeira etapa", completou.
A tabela da competição será divulgada na próxima sexta-feira pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O presidente da CBHb falou sobre a importância do sorteio ter sido transmitido ao vivo. "Isso demonstra a transparência com que estamos organizando a competição. Além disso, como o campeonato é classificatório para o Mundial de 2007, na Alemanha, o mundo inteiro pôde acompanhar", ressaltou.
"Esperamos um grande público. Este será um torneio muito importante não só para Sergipe, mas também para todo o Nordeste. Estamos tendo total apoio do Governo do Estado e esperamos fazer um grande evento", finalizou.
As Seleções Brasileiras de Handebol têm o patrocínio da Petrobras e contam com o fornecimento de material esportivo da Penalty.