Paris (França) - Por duas vezes, o gaúcho Marcos Daniel esteve na frente, mas o austríaco Jurgen Melzer usou toda sua experiência de ex-top 30 para vencer na segunda rodada de Roland Garros, pelo placar de 4/6, 6/3, 2/6, 6/3 e 6/4, após 3h14. O canhoto enfrentará agora o vencedor de Gael Monfils e Luis Horna.
Além da oportunidade de entrar na faixa dos top 70 do ranking e garantir matematicamente a vaga para os Jogos de Pequim, Daniel deixou escapar também dois feitos para o tênis brasileiro. Desde 2004, Gustavo Kuerten foi o último tenista nacional a ganhar duas rodadas em Roland Garros e Ricardo Mello, o último a passar duas rodadas num Grand Slam, no US Open.
O primeiro set teve um momento muito delicado para o gaúcho. Com 4/4, cedeu um break-point exatamente na hora que a chuva paralisou a rodada. Na volta, conseguiu se salvar e em seguida fechar a série, que teve um total de 46 minutos efetivamente jogados. Daniel conseguiu 76% de acerto do primeiro saque e ganhou 71% desses pontos, um índice muito bom para o piso lento.
Mas o brasileiro perdeu o ritmo no início do segundo set e permitiu que Melzer reagisse. Depois de salvar um break-point no game inicial, cedeu o saque no terceiro game e passou a correr atrás do adversário. No oitavo game, teve três chances para empatar o set, mas não aproveitou e em seguida perdeu o serviço.
Os dois sets seguintes foram completamente distintos para cada jogador. Daniel recuperou o aproveitamento positivo do saque no terceiro set e diminuiu drasticamente o número de erros. Com isso, quebrou logo no terceiro game, teve outro break no quinto game e acabou por roubar o saque novamente no sétimo, numa série que durou apenas 30 minutos. Daniel cometeu apenas dois erros, diante de 18 de Melzer. Aí foi a vez do austríaco dominar as ações. Daniel perdeu o saque no quarto game e não teve qualquer outra chance de evitar a quinta série.
Com a vantagem de começar sacando na frente, Daniel comandou o placar, mas viveu um game incrivelmente longo e alternado para fazer 3/2. Salvou três break-points e desperdiçou outras três chances de fechar antes de enfim saltar para 3/2. Em seguida, teve uma chance fundamental de quebra, mas Melzer se salvou. Por fim, com as duas torcidas participando muito e transformando a partida numa autêntica Copa Davis, o austríaco chegou à vantagem decisiva no sétimo game e não desperdiçou mais.