Pela primeira vez o judô brasileiro ganhou uma medalha de ouro em Campeonatos Mundiais. O responsável é o gaúcho João Derly, 24 anos, que neste sábado derrotou na final da categoria meio-leve (até 66 kg) o campeão olímpico Masato Uchishiba, do Japão, com um golpe perfeito (ippon). A competição foi na Cidade do Cairo, no Egito.
No primeiro combate, Derly estreou com vitória em cima do australiano Andrea Mitterfellner. Repetiu o desempenho com o golpe perfeito contra Ackson Mulemwa, da Zâmbia.
Na terceira luta, levou a melhor sobre o húngaro Miklos Ungvari. A vitória na quarta luta de Derly no Mundial foi contra o cubano Yordanis Arencibia.
Nas semifinais, o brasileiro estava perdendo por um koka o combate contra o georgiano David Margoshvili, quando aplicou um golpe perfeito e avançou à final.
Esta é a segunda medalha brasileira no Mundial do Cairo. Na quinta-feira, Luciano Corrêa conquistou a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 100 kg), derrotando o iraniano Abbas Fallah com um ippon no último segundo de luta.