Paris (França) - Em uma batalha de cinco sets, com dois tie-breaks, o tenista Flávio Saretta garantiu presença na segunda rodada do Aberto de Roland Garros. Nesta segunda-feira, o brasileiro derrotou o italiano Potito Starace por 3 sets a 2, na estréia de ambos no Grand Slam francês.
Saretta foi superior nos momentos chaves do jogo e venceu o rival com parciais de 6/7 (2/7), 2/6, 6/4, 7/6 (7/1) e 6/3, em pouco mais de quatro horas de duelo.
"Comecei jogando sem ritmo porque, na semana passada, eu só treinei. Ele ganhou os dois primeiros sets, mas depois melhorei", afirmou Saretta, dizendo-se consciente de que a partida seria longa e difícil.
Na próxima rodada, o brasileiro enfrenta o russo Nikolay Davydenko, sexto pré-classificado, que derrotou o norte-americano Vincent Spadea por 7/5, 6/4 e 6/4.
Saretta cometeu 92 erros não forçados, contra 82 do italiano. Mas no quesito segundo serviço, a proporção se inverteu: ele venceu 46% dos games com o segundo serviço, contra apenas 38% do adversário. Nos winners, o representante do Brasil também foi melhor e fez 74, 13 a mais que Starace.
Na próxima rodada, o tenista número 1 do Brasil vai enfrentar o vencedor do duelo entre o russo Nikolay Davydenko, sexto cabeça-de-chave, e o norte-americano Vincent Spadea. Outro brasileiro na competição, Júlio Silva joga ainda nesta segunda-feira.