Bogotá (Colômbia) - O tênis brasileiro vai ter de esperar pelo menos mais duas semanas para comemorar a volta ao grupo do top 100 do ranking internacional. Neste domingo, o paulista Flávio Saretta deixou escapar o título do challenger de Bogotá e consequentemente sua ascensão no ranking, ao cair diante do ídolo local Santiago Giraldo, por 7/6 (7/4 no tiebreak) e 6/2.
Com os 60 pontos somados no challenger de US$ 100 mil, Saretta deverá aparecer no 102º lugar na lista a ser divulgada nesta segunda-feira. Com isso, sua oportunidade de voltar aos 100 primeiros ficará para o qualificatório do Masters Series de Miami.
Saretta não conquista um título desde o Aberto de São Paulo, em janeiro de 2006. A partir daí, só havia alcançado a final do challenger de Assunção, em novembro. Também começou mal na temporada 2007, sendo derrotado em três challengers seguidos na primeira rodada. No Brasil Open, todavia, surpreendeu e alcançou a semifinal do ATP brasileiro, iniciando assim sua reação. Depois, no round-robin de Buenos Aires, ficou na fase de grupos, mas com duas vitórias conquistadas no torneio.
Já garantido como número 1 do Brasil, posição que havia perdido em setembro do ano passado para Thiago Alves, Saretta agora luta para voltar ao grupo do top 100, de onde saiu no dia 12 de junho do ano passado. O tênis brasileiro deixou de ter um jogador entre os 100 primeiros colocados na lista do dia 16 de outubro, quando Alves caiu do então 95 posto.
Giraldo, número 174º do ranking aos 19 anos, contou com a apoio da fanática torcida colombiana para conquistar seu mais importante título na carreira. Ele disputou apenas o segundo torneio em toda a temporada, depois de cair na estréia de Chennai e perder uma partida pelo zonal da Copa Davis.