Matsumoto (Japão) - Se o técnico Bernardinho havia dito que a partida desta segunda-feira seria crucial para a seleção brasileira masculina de vôlei na Copa do Mundo, os representantes não decepcionaram em sua primeira decisão no torneio. A equipe verde e amarela superou nesta segunda-feira a Espanha, atuais campeões europeus, por 3 sets a 0, com parciais de 30/28, 25/17 e 25/16, e faturou seu primeiro triunfo na competição.
Mostrando muito mais controle em quadra do que na derrota por 3 a 0 na estréia para os Estados Unidos, o Brasil chegou a ter problemas no começo da partida contra os espanhóis, mas contou com um oposto André Nascimento mais do que inspirado para conseguir o resultado positivo.
Eleito melhor jogador em quadra, André Nascimento obteve nada menos do que 18 acertos ao longo da partida, sendo 14 de ataque e quatro de saque. O segundo maior pontuador brasileiro foi o oposto Giba, que derrubou 12 bolas na quadra espanhola. O ponteiro Dante e o meio-de-rede Rodrigão marcaram nove pontos cada - um a mais do que também central Gustavo.
Entre os espanhóis, o destaque ficou com o oposto Guillermo Falasca, principal atacante do confronto, com 17 êxitos no fundamento. O segundo maior pontuador da equipe européia foi Julián García Torres, com oito, enquanto Israel Rodríguez terminou com sete.
Com o resultado, a seleção nacional chegou aos três pontos na Copa e se aproximou do grupo dos três classificados para as Olimpíadas de Pequim-2008. Graças a uma boa média de pontos, primeiro critério de desempate, a equipe deixou a nona colocação da tabela e assumiu a quinta.
À frente do Brasil aparecem os invictos Rússia, Porto Rico e Bulgária além do Japão, que também possui três pontos, mas que leva a melhor no ponto-average (1,123 contra 1,069). Embora fique atrás dos nipônicos na divisão de pontos conquistados por pontos sofridos, os representantes do país aparecem à frente inclusive dos norte-americanos, batidos nesta segunda pelos caribenhos vice-líderes.
Embora atual dona do troféu da Europa, a Espanha caiu para a penúltima posição da tabela. Com apenas dois pontos e uma média de pontos de apenas 0,828, os atuais campeões aparecem à frente apenas do Egito, lanterna.
Brasileiros e espanhóis entram em quadra nesta terça-feira para a última partida da primeira fase da Copa masculina, novamente na cidade de Matsumoto. O time nacional encara os egípcios às 7h35 (de Brasília), na seqüência do duelo entre Espanha e Estados Unidos, marcado para ter início às 4h35.
O jogo: Com uma recepção consistente e um passe bem trabalhado, a Espanha dominou grande parte do primeiro set. Desde o início da disputa, o time europeu esteve à frente do placar com uma vantagem que alternava entre um e dois pontos, mas sem conseguir ampliá-la graças à alternância de jogadas do Brasil.
Os espanhóis, desta forma, conduziram o resultado até a reta final da disputa. Os atuais campeões do Velho Continente tiveram o primeiro set point com 24/23, mas acabaram desperdiçando a chance e motivando ainda mais a equipe verde e amarela.
Se no início da parcial a Espanha pouco errava, nos momentos decisivos o time passou a cometer falhas, perdendo inclusive mais dois pontos de set, e ajudou a seleção brasileira a se recuperar na disputa e tomar a vantagem.
Desta forma, os comandados de Bernardinho conseguiram vencer a primeira parcial na Copa do Mundo depois de 31 minutos de atuação, com longos 30/28 e graças a uma boa performance do oposto André Nascimento, responsável por nove acertos na etapa.
O segundo set começou da mesma forma que o primeiro: com a Espanha na frente. Os representantes da Península Ibérica chegaram a ter três pontos de vantagem na ida para o primeiro tempo técnico, com 8/5, mas mais uma vez a seleção nacional reagiu.
Antes mesmo da metade do set, o time verde e amarelo buscou o empate por 10/10, virou logo em seguida e chegou a abrir 13/11. Motivados, os brasileiros ainda viram o bloqueio, que havia passado em branco na primeira parcial, passar a funcionar. A diferença, que aumentou rapidamente a favor do Brasil, já era de quatro pontos na segunda parada técnica, com 16/12.
Diferentemente de domingo, quando esteve à beira de fechar o segundo set contra os Estados Unidos e permitiu a reação dos adversários, desta vez o Brasil não vacilou na etapa derradeira da parcial. Com um forte ritmo, o time chegou ao primeiro set point com 24/16 e, embora os espanhóis tenham adiado a derrota na primeira oportunidade, fechou a disputa em 25/17 com um erro de saque de Israel Rodríguez.
O terceiro set começou tranqüilo para o Brasil, que chegou a ter seis pontos de vantagem logo nos primeiros momentos da etapa. Os espanhóis reagiram e diminuíram a diferença para três, mas não conseguiram se aproximar mais no placar.
Melhor para o time verde e amarelo, que chegou a ter sete pontos a mais do que os adversários nos momentos finais da disputa, com 21/14, e manteve a vantagem antes de confirmar a vitória por 25/16.