Costa do Sauípe (BA) - A organização do Brasil Open confirmou o wild-card para Gustavo Kuerten na chave de simples e duplas. O evento acontece entre os dias 11 e 17 de fevereiro, na Costa do Sauípe, na Bahia. Semana passada, o ex-número 1 do mundo anunciou sua turnê de despedida e incluiu o único ATP brasileiro em seu calendário.
Bicampeão do Brasil Open, Guga protagonizou duas decisões eletrizantes. Em 2002 contra o argentino Guillermo Coria, o catarinense precisou salvar um match-point. Dois anos depois, em 2004, diante do também argentino Agustín Calleri, em uma decisão que varou dois dias, por causa da chuva, Guga conseguiu uma virada espetacular.
"Jogar o Brasil Open sempre foi importante pra mim e este ano vai ser ainda mais. É uma oportunidade única de jogar um ATP no Brasil e começar essa minha turnê de despedida", destaca o tricampeão de Roland Garros.
Para jogar a chave de duplas, Guga escolheu como parceiro o catarinense André Baran. O tenista de 16 anos está atualmente jogando o Circuito Cosat e treina na academia de Larri Passos. No ano passado, Baran viajou com Larri para a temporada de saibro da Europa; jogou alguns torneios juvenis e serviu de sparring para a austríaca Tamira Paszek.
"Ele é um garotão que tem potencial, é dedicado e disciplinado. Para mim, é gratificante poder proporcionar essa chance de aprendizado que ele vai ter em Sauípe, de pegar experiência em um torneio grande, ver como é o dia-a-dia do circuito e a realidade de um tenista profissional", disse Guga.
Além de Guga, a lista de inscritos do Brasil Open 2008 conta com a presença de sete tenistas top 50 do circuito. O espanhol Carlos Moyá, número 18 do mundo, campeão de Roland Garros em 1998, e que já foi número 1 do mundo, será o principal cabeça-de-chave do torneio. Moyá disputou as edições de 2004 e 2007 do ATP brasileiro.
Os espanhóis Nicolas Almagro, 31º da lista de entradas, e Albert Montañes, 45º, são outros dois destaques que retornam para jogar no Brasil. Este será o quarto ano seguido que Almagro joga na Costa do Sauípe. Montañes faz sua sexta participação.
Dois italianos estarão entre os principais tenistas na Bahia. Potito Starace, 34º, e Filippo Volandri, 39º, confirmaram presença. Volandri perdeu no ano passado para Guga na primeira rodada. O russo Igor Andreev, 35º, integrante da equipe russa da Copa Davis que derrotou o Chile de Fernando Gonzalez e Nicolas Massú, também estará na Bahia.
O argentino Agustín Calleri, 41º, fecha a lista dos top 50 na chave principal do Brasil Open, que terá ao todo sete jogadores da Argentina. Além de Calleri, destaque também para as presenças deJose Acasuso e Guillermo Coria. Contundido, Guillermo Cañas, o atual campeão do torneio, não irá disputar a competição.