É do piloto brasileiro Tony Kanaan a pole-position para as 500 Milhas de Indianápolis de 2005. Atual campeão da Fórmula Indy, ele assegurou o direito de comandar o grid da corrida de carros mais importante do mundo. Na seqüência de quatro voltas que lhe confirmou como primeiro no grid, o piloto da Andretti-Green atingiu a média horária de 227,566 milhas, ou 366,153 quilômetros. Sam Hornish Jr. e Scott Sharp estarão a seu lado na primeira fila.
Os pilotos do Brasil, aliás, estarão presentes nas quatro primeiras filas. A segunda terá a presença de Hélio Castroneves, da Penske, em quinto. Vitor Meira, da Rahal-Letterman, abrie a terceira fila, em sétimo. Bruno Junqueira, inscrito na corrida pela Newman-Haas, time que defende na Fórmula Mundial, fecha a quarta fila, em 12º. Com a chuva que cancelou o treino classificatório de sábado (14), os 22 primeiros lugares foram definidos neste domingo (15).
Vitor, que na semana anterior ao Pole Day havia se proclamado candidato à pole ou, numa análise mais modesta, a uma vaga na primeira fila, não escondeu a decepção com o sétimo lugar. "Eu estou muito chateado, não consegui mostrar a performance que tinha pensado. O nosso potencial é muito superior a isso", diz o brasiliense de 27 anos, que disputa as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez - em 2004, terminou a corrida em sexto lugar.
No treino oficial deste domingo, Vitor não pôde ir à pista para sua primeira tentativa de classificação por conta de um vazamento de óleo no Panoz-Honda. Ele entrou para o treino na segunda tentativa, com uma mudança no câmbio que teve por base o rendimento do carro de Danica Patrick, outra piloto de sua equipe. "Colocamos uma marcha mais longa. Em vez de melhorar, piorou", lembra. Àquela altura, o brasileiro tinha o quinto lugar assegurado.
Os pilotos da Indy vão voltar à pista em Indianápolis na quarta-feira (18), para a seqüência dos treinos livres. Os 11 pilotos que ainda não se classificaram no grid vão disputar o terceiro e treino classificatório, que terá em disputa apenas a colocação entre a 22ª e a 33ª posição, mesmo em caso de médias horárias mais altas que as verificadas neste domingo.