Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã deste domingo, no ginásio do Maracanãzinho, a seleção brasileira derrotou a Espanha nos pênaltis e sagrou-se campeã do mundo pela quarta vez (seis se forem contatos os dois títulos na época que a competição era organizada pela Fifusa). O goleiro Franklin pegou dois pênaltis e foi o herói do jogo.
O time estava estava ameaçado de ficar marcado pela pecha de time que joga bonito e perde em decisões.
O título também consolida a soberania da seleção brasileira no esporte em Mundiais organizados pela Fifa. O Brasil chega a sua quarta conquista contra duas da Espanha (somente os dois países já foram campeões).
O jogo começou truncado. Lenílsio deve a chance de abrir o placar duas vezes, mas parou nas defesas de Amado. Falcão, que entrou aos 5min, quase fez um golaço de calcanhar, mas Amado, novamente, fechou o gol. O primeiro tempo terminou no 0 a 0.
O segundo tempo começou igual ao primeiro. Mas, aos 4 min, Marquinho cobrou lateral e Marcelo desviou para o gol, enganando Amado e abrindo o placar para a seleção brasileira. Aos 8 min, Torres receber pela esquerda e chutou forte, empatando o jogo
. Aos 17min, o Brasil passa a frente novamente. Em um bate rebate no ataque, a bola sobrou na esquerda para Vinicius, que encheu o pé e acertou o ângulo de Amado, para delírio da torcida. Quando tudo parecia acabado, faltando um minuto para o fim do jogo, Álvaro empatou, em uma falha da defesa brasileira, calando a torcida brasileira e levando a partida para a prorrogação.
Na prorrogação, a partida continuou acirrada, com o Brasil dominando a posse da bola, e a Espanha se preparando para partir no contra-ataque na hora conveniente. Os brasileiros tiveram uma chance com Lenísio, e os espanhóis com Javi Rodriguez, e o jogo foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o técnico PC de Oliveira decidiu escalar Franklin no gol no lugar de Tiago. As duas equipes marcaram alternadamente, até que Franklin defendeu o chute de Torras. Ari perdeu, mas Franklin voltou a espalmar outra cobrança, garantindo o título do Brasil.