Essa é a oitava final do Brasil na Liga Mundial, menor somente que a participação da Itália, com 11. Atual tricampeão da competição, os brasileiros encaram a França na decisão deste domingo. Se levar a melhor, garantem o sexto título do país na Liga, aproximando-se da recordista Itália (oito).
Apesar de atuar na casa do rival, o time de Bernardinho começou a partida ligado, conquistando alguns pontos aparentemente perdidos e diminuindo o ímpeto dos russos. Com isso, não teve dificuldade para fechar a primeira parcial em 25/19.
O segundo set foi uma reprise do primeiro, com o Brasil abrindo confortável vantagem logo de cara e mantendo a superioridade durante toda a parcial. No final, nova vitória por 25/19.
O set seguinte foi mais disputado. Os russos melhoraram o ataque e chegaram a abrir 13 a 10. O Brasil reagiu, mas os donos da casa se mantiveram à frente até 21 a 19. Com Dante no saque, os brasileiros conseguiram virar para 22 a 21. A Rússia, porém, quebrou quatro match points e acabou fechando a parcial em 29/27.
O equilíbrio permaneceu no quarto set, com brasileiros e russos se revezando no placar. Mais uma vez, o Brasil teve a chance de fechar o jogo quando o marcador estava em 24 a 23, mas os russos salvaram três match points. No ataque de André Nascimento, porém, o Brasil fechou a parcial em 29/27.