O Brasil estréia nesta quinta-feira, às 3h30min (de Brasília) no 24º Campeonato Mundial de Judô, que será realizado na cidade do Cairo, no Egito. A competição reunirá cerca de 100 países e as primeiras lutas serão das categorias mais pesadas. Assim, Priscila Marques (+78 quilos), Walter Santos (+100 quilos) e Luciano Correa (até 100 quilos) serão os primeiros a pisar no tatame. O Brasil não participa no feminino até 78 quilos.
- O que acaba definindo o resultado de um Mundial é como o atleta se sente no dia, como encara a competição. Espero estar bem e aproveitar o fato de estar um pouco esquecida pelas adversárias, já que não participei de muitas competições internacionais no ano passado - diz Priscila, que disputa de seu terceiro Campeonato Mundial.
Luciano Correa, que participa de seu primeiro Mundial adulto, garante estar tranqüilo.
- Há uma pequena ansiedade para lutar logo, o que é normal. Mas me sinto bem e espero honrar a tradição dos meio-pesados - diz o jovem atleta de 20 anos, lembrando que os judocas de sua categoria trouxeram sete das 13 medalhas do Brasil (cinco no masculino e duas no feminino), incluindo os bronzes de Edinanci Silva e Mario Sabino em Osaka 2003.
Nesta sexta-feira é dia de competição para os médios e meio-médios. No sábado competem os leves e meio-leves e, por fim, no domingo, lutam os judocas das categorias ligeiro e absoluto. A primeira fase começa às 3h30min(de Brasília.
- Minha categoria é uma das mais disputadas e sei que a competição vai ser muito dura. Se eu quiser alguma coisa, não posso escolher adversário. Acho que estou bem e se fizer tudo direitinho, acredito que posso subir ao pódio - diz o medalhista olímpico Tiago Camilo, estreante em mundiais na categoria adulto.