Toyama (Japão) - A seleção brasileira masculina de vôlei conseguiu na madrugada desta quinta-feira a sua terceira vitória na Copa do Mundo. Com um ritmo muito forte, os comandados de Bernardinho não deram chance para os azarões de Porto Rico e superaram os caribenhos por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/21 e 25/17, pela primeira rodada da segunda fase da competição.
Enquanto o Brasil dava um show de ataques dos ponteiros Dante e Giba e do oposto André Nascimento, os porto-riquenhos viam uma apresentação ruim de seu principal jogador, o capitão Hector Soto, que não conseguia derrubar as bolas na quadra verde e amarela.
Dante, aliás, foi escolhido melhor jogador da partida graças aos 13 pontos de ataque e um de bloqueio que conseguiu, totalizando 14 acertos. O capitão e também ponta Giba também conseguiu uma boa apresentação, com 13, enquanto o meio-de-rede Rodrigão terminou com nove. Até o levantador Marcelinho comemorou alguns pontos, obtendo quatro ao longo da disputa, sendo dois de bloqueio e dois de saque.
Pelo lado de Porto Rico, Hector Soto esteve muito abaixo do seu potencial. Se antes de enfrentar o Brasil o atleta possuía média de 20 pontos por jogo, desta vez ele terminou com apenas nove - a mesma quantia de Luís Rodríguez.
Com o resultado, a seleção nacional chegou aos sete pontos assumiu o segundo lugar da tabela, ultrapassando a Bulgária, derrotada no tie-break pelos Estados Unidos, e ficando atrás apenas da Rússia, única invicta na competição. Os caribenhos, que perderam a segunda seguida depois das duas vitórias iniciais, podem terminar a rodada na sétima colocação.
As duas seleções voltam à quadra nesta sexta para o encerramento da segunda etapa da Copa do Mundo. Os brasileiros têm pela frente um grande teste contra a Bulgária às 4h35 (de Brasília) novamente na cidade de Toyama, enquanto Porto Rico tenta a recuperação contra a Espanha, na preliminar do jogo da seleção, à 1h35.