Brasil busca vaga olímpica e Poliana Okimoto o pódio na Espanha

gazeta esportiva.net - 2 de mai de 2008 às 18:50 271 Views 0 Comentários
Brasil busca vaga olímpica e Poliana Okimoto o pódio na Espanha

São Paulo (SP) - O Mundial de Maratonas Aquáticas, que começa neste sábado, em Sevilha, na Espanha, é a única oportunidade de os países garantirem duas vagas para a modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim. Primeira seletiva olímpica da maratona aquática, o evento reunirá os melhores nomes do esporte no mundo, entre eles quatro brasileiros.

Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha serão as primeiras a competir, estreando neste sábado, às 5 horas (horário de Brasília). Allan do Carmo e Marcelo Romanelli nadam domingo pela classificação. Depois de uma rotina intensa de preparação, a paulista Poliana participa do evento com confiança total e acredita não apenas na vaga olímpica, mas também com um lugar no pódio.

"Vai ser uma competição muito forte, mas estou indo para buscar medalha", avisa determinada. Vice-campeã nos Jogos Pan-americanos do Rio-2007, a maratonista aquática foi vice também no Mundial de 2006, em Nápoles, e terminou em oitavo na edição do ano passado do torneio.

"Isto (medalha) não é um sonho", explica, lembrando seu desempenho nos últimos eventos. "Consegui resultados muito bons desde o ano passado".

Estreando no programa olímpico, a maratona aquática terá disputas em 10 quilômetros com 50 participantes (25 no feminino e 25 no masculino), sendo que 20 vagas (10 primeiros de cada categoria) serão definidas no Mundial. O evento é a única oportunidade de um país levar dois competidores para a China e para isto as vagas têm de ser confirmadas em Sevilha.

Depois do Mundial, a classificação pode ser obtida no Pré-olímpico de Pequim, que também servirá de evento teste para a raia olímpica, nos dias 31 de maio e 1º de junho. Se apenas um brasileiro for top 10 na Espanha, país não terá o direito a lutar pela vaga no Pré-olímpico.

O cenário do torneio deste final de semana é conhecido de Poliana. No ano passado, ela participou da etapa da Copa do Mundo no mesmo rio Gualdaquivir, em Sevilha, e terminou com o bronze. "Foi bom ter ido para lá antes porque já conheço o local e sei o que vou encontrar".

O quarteto brasileiro enfrentará adversários de peso e alguns com motivação extra para lutar pelo título. É o caso dos europeus, que terão a competição espanhola como seletiva para definir o representante da vaga continental.

A lista de concorrentes inclui campeãs mundiais e do Circuito da Federação Internacional como a russa Larissa Ilchenko, as alemãs Britta Kamrau e Ângela Maurer e Edith Van Dijk, da Holanda, além de nomes fortes em seus continentes como a chilena Kristel Kobrich, Yanel Pinto, da Venezuela, Martina Grimaldi, da Itália, e Aurelie Muller, da França.

No masculino, destaque para o australiano Grant Hackett, recordista mundial dos 1.500m livre e que busca o título também na maratona. Para isso, ele enfrentará oponentes como Vladmir Dyatchin e Evgeny Drattsev, da Rússia, e o alemão Thomaz Lurz. Dyatchin foi o campeão no Mundial de Melbourne-2007, seguido por Lurz e Drattsev. Na lista estão ainda o grego Spyridon Giannotis, o egípcio Mohamed Zanati e o italiano Marco Formentini.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?