O Brasil conseguiu no primeiro dia de disputa do XX Campeonato Pan-Americano de Luta Olímpica, que aconteceu na Guatemala entre 27 e 30 de abril, o recorde de cinco medalhas na competição. Na última edição do evento, ano passado, os lutadores tinham voltado para casa com três medalhas. Desta vez, a equipe conquistou doze medalhas no total, sendo: dois ouros, uma prata e nove bronzes. A bicampeã Juliana Borges, primeira brasileira na história a vencer um Pan-Americano, mais uma vez ficou no lugar mais alto do pódio, repetindo o feito de 2004. Mas Juliana Borges não está mais sozinha no hall de brasileiras com medalhas de ouro em pan-americanos. Rosangela Conceição não deu chance as adversárias e derrotou a venezuelana Xiomara Guevara na decisão e ficou com o ouro na disputa até 72kg.
Antoine Jaoude que esteve nos Jogos de Atenas, teve problemas de respiração e perdeu a primeira luta logo depois se recuperando e ganhando o bronze. Renato Babalu ídolo de MMA (vale-tudo) faturou o bronze no estilo Livre até 120kg. Na Greco-Romana Iuri Estevão que venceu o coxinense Agnaldo Pereira no Brasileiro desse ano, conquistou a medalha de bronze, só perdendo para o medalhista olímpico Manzon de Cuba, já o ex-BBB Marcelo "Zulu" com excelente participação enfrentando atletas olímpicos e numa disputa acirradíssima pelo bronze ficou em quarto lugar.
Os resultados por equipes ficaram assim:
Estilo Livre feminino: 2º lugar - vice-campeã das Américas
Estilo Livre masculino: 5° lugar das Américas
Greco-Romana: 3º melhor time das Américas
No quesito arbitragem João Roberto Trindade foi eleito pela crítica um dos melhores árbitros do Pan-Americano.
\\\"Os resultados foram maravilhosos. Fiquei emocionado com a atuação dos nossos lutadores, pois todos se superaram e alcançaram resultados antes nunca imaginados. Quando saímos do Brasil esperávamos conquistar três medalhas. Apenas no primeiro dia subimos ao pódio cinco vezes\\\", disse Roberto Leitão, técnico da Seleção Brasileira.