Rio de Janeiro (RJ) - Em sua primeira atuação desde o início dos treinos na quinta-feira, a seleção brasileira masculina de basquete superou a Nova Zelândia na manhã deste domingo pelo primeiro dos quatro Jogos Desafio Eletrobrás que irá disputar esta semana.
No ginásio do Tijuca, Rio de Janeiro, o time comandado pelo técnico Aluísio Ferreira, o Lula, venceu por 105 a 89 (47 a 39 no primeiro tempo). O próximo jogo será nesta terça-feira, em Brasília (DF), a partir das 18 horas, com transmissão pela Sportv.
Apesar do bom resultado em seu primeiro compromisso, o confronto deste domingo serviu para mostrar que alguns detalhes básicos ainda precisam de ajuste no grupo brasileiro. O ponto mais frágil foram os lances-livres, que tiveram apenas 33% de aproveitamento no primeiro tempo. Depois do intervalo, a porcentagem melhorou um pouco mas se manteve abaixo dos 50% (45%).
Problemas a parte, o grupo de Lula conseguiu fazer uma boa apresentação em quadra. O técnico começou com seu quinteto básico formado por Leandrinho, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Guilherme Giovannoni e Marcelinho, todos reservados exclusivamente para a campanha do Mundial. Sem Nenê nem Baby Araújo, Anderson foi encarregado de cumprir a função de cinco, apoiado por Splitter.
Ainda no primeiro quarto, o treinador testou uma formação com Murilo e Alex no lugar de Splitter e Guilherme. Comandados por Leandrinho, os brasileiros conseguiram impor um bom ritmo e ficaram a frente durante praticamente toda etapa. Os neozelandeses conseguiram o empate em 20 pontos na conversão de um lance livre nos últimos segundos.
No segundo quarto, o aproveitamento nacional foi ainda melhor. Lula manteve as tentativas de formação, começando com Anderson no banco. O armador Marcelinho Huertas também teve sua chance. Eleito o melhor jogador do Sul-americano, ele conseguiu manter um bom ritmo.
O Brasil foi para o intervalo do primeiro tempo com 47 a 39 e voltou ainda mais motivado para a segunda etapa. A partir do terceiro quarto não deu mais chance para a Nova Zelândia ameaçar e liderou as duas parceais seguintes fechando em 74 a 62 e 105 a 89.