Brasil aguarda recordes e alcançar até 24 atletas nas Olimpíadas

gazeta esportiva.net - 5 de mai de 2008 às 19:46 225 Views 0 Comentários
Brasil aguarda recordes e alcançar até 24 atletas nas Olimpíadas

São Paulo (SP) - Com 11 nomes já garantidos nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, a comissão técnica da seleção brasileira espera elevar este número para, no mínimo duas dezenas antes de fechar a lista olímpica. O Troféu Maria Lenk, que começa nesta terça-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, é a última oportunidade para os nadadores nacionais obterem índice para a China.

"Nossa expectativa é levar 20 ou até 24 atletas nos Jogos", garante otimista o coordenador-técnico da seleção, Ricardo de Moura. Nos Jogos de Atenas-2004, o Brasil participou com 23 nadadores, sendo oito mulheres.

No momento, apenas Flávia Delaroli e Fabíola Molina integram o grupo que já conta com César Cielo Filho, Gabriel Mangabeira, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, Kaio Márcio de Almeida, Lucas Salatta, Nicholas Santos, Rodrigo Castro e Thiago Pereira. A esta lista, De Moura acredita que ainda podem se juntar Joanna Maranhão, Tatiana Lemos Barbosa, Monique Ferreira, além de uma equipe de revezamento feminino 4x100m. "Fora outras surpresas e talvez até algumas mudanças nas vagas de revezamento (masculino)".

Repetindo a mesma sede utilizada nos Jogos Pan-americanos do ano passado, De Moura espera que o Brasil possa manter o alto nível de performances que têm marcado as últimas principais competições internacionais com muitas quebras de recordes. Apenas no Mundial de piscina curta em Manchester 18 marcas mundiais caíram em cinco dias de competição.

"Este é um ano atípico pelo desenvolvimento que a natação obteve. Houve um boom no mundo e isto tem sempre um efeito multiplicador. É uma euforia que contagia e faz todos lutarem pelos melhores resultados", destaca. "Espero que nosso campeonato siga este ritmo".

Para garantir performances tão positivas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) já liberou o uso do maiô LZR Racer, da Speedo, para quem tiver o artigo. Pivô de polêmicas sobre \\\'doping tecnológico\\\', o maiô recebeu o aval da Federação Internacional de Natação (Fina) e a conseqüente aprovação pela CBDA.

"Quem tiver poderá usar", avisa o coordenador-técnico, que não conta apenas com o LZR para que os brasileiros obtenham marcas significativas. "Fizemos tudo para que a infraestrutura atenda a expectativa dos resultados. Eles vão nadar em um ambiente emblemático, onde viveram dias maravilhosos durante o Pan e isto ajuda do ponto de vista psicológico. Agora é esperar que as coisas aconteçam".

Somente uma coisa ainda preocupa De Moura e seus planos: o frio. "Ontem (domingo) tivemos sol, mas hoje o dia está um pouco sorumbático", lamenta, referindo-se à temperatura que chegou a 17°C nesta segunda-feira. Para o primeiro dia de disputas são esperadas temperaturas entre 17°C e 27°C com uma quarta-feira ainda mais fria com mínima de 13°C.

Mesmo sendo a arena mais moderna de natação da América Latina, o Parque Aquático Maria Lenk oferece esta desvantagem nos dias frios. "Espero que o clima ajude porque o frio sempre complica um pouco, mas a piscina já está aquecida e estamos com tudo pronto desde a semana passada", completa De Moura.

Mesmo quem já tem vaga confirmada para Pequim promete fazer bonito no Maria Lenk, já que o evento também marca a despedida dos brasileiros em competições no país até agosto. Esperança de medalha na China e dono de seis índices olímpicos - 200m livre, 100m e 200m costas, 200m peito, 200m e 400m medley , Thiago Pereira participará de cinco provas no Rio, sempre buscando mais ritmo de competição.

Também apontado como possível pódio em Pequim, o velocista César Cielo chegou ao Brasil na semana passada e é outro destaque nas disputas. Além dos medalhões da equipe principal, os atletas da seleção júnior também têm motivos de sobra para mostrar serviço no evento.

"O Troféu definirá a equipe para o Mundial Júnior. Serão duas gerações brigando por vagas nas competições mais importantes de suas categorias".

Para repetir o sucesso do Pan e garantir arquibancadas cheias nos seis dias de disputas, os ingressos são gratuitos para quem quiser acompanhar o Troféu no Parque Aquático.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?