Cuiabá (MT) - Em fase de testes para a temporada 2007 de seleções, o técnico Bernardinho modificou bastante a equipe que fez a segunda partida contra a Finlândia em Cuiabá, pela Liga Mundial. Desta vez, o treinador resolveu colocar jogadores mais experientes em quadra. Resultado? Vitória fácil por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/19 e 25/20.
Na formação inicial deste sábado, o levantador Marcelinho entrou no lugar de Bruno, Ânderson substituiu Samuel como oposto, enquanto Gustavo, chamado às pressas, deixou o central Éder no banco de reservas. Para completar as mudanças, Roberto Minuzzi foi o ponteiro na vaga que era de Murilo na sexta-feira. Completaram o time Nalbert, Rodrigão e Alan.
Ao contrário do que ocorreu na primeira partida em Cuiabá, que terminou em um complicado 3 a 1 para o Brasil, a seleção nacional optou por forçar o saque desde o início do duelo. Enfrentando os brasileiros pela segunda Liga Mundial consecutiva, os finlandeses até resistiram um pouco, mas depois da primeira parada técnica não foram mais capazes de segurar o potente ataque nacional e perderam a primeira etapa por 25/15.
Visivelmente desconcentrados, os comandados do italiano Mauro Berruto, não conseguiam mostrar a força do bloqueio vista na sexta-feira. Pelo contrário: a Finlândia tinha muitas dificuldades em passar a bola para o outro lado da quadra, especialmente por conta da boa atuação de Gustavo, que chegou a fazer uma jogada típica de vôlei de praia, ao conseguir virar a mão e colocar do outro lado da quadra uma bola bloqueada.
Com isso, a torcida mato-grossense não sofreu como sexta e o Brasil caminhou fácil para a vitória na segunda etapa. Depois de desperdiçar um set point, o ponto final veio através de Minuzzi, que bateu uma bola do corredor. Vale lembrar que assim como Dante e Marcelinho, o ex-jogador do Minas vai atuar na próxima temporada no time grego do Panathinaikos.
Com tamanha tranqüilidade, Bernardinho foi colocando aos poucos no terceiro set os jogadores mais novos em quadra, caso de Bruninho, Samuel, Éder e Thiago Alves. Sem pressão, eles corresponderam e não se complicaram no final do duelo, fechando a partida em 3 sets a 0 com um ataque de Nalbert. O destaque do jogo foi Anderson, que pode fechar com a Ulbra para a próxima Superliga, e marcou 13 pontos neste sábado.