Missouri (EUA) - Thiago Pereira conquistou medalha de prata na prova dos 400 m medley, neste domingo, no segundo dia de finais do Grand Prix Missouri. O nadador brasileiro cravou o tempo de 4min18s49 e ainda ficou bem atrás do norte-americano Michael Phelps, o melhor do mundo na especialidade.
Mesmo nas finais, Pereira ficou atrás do tempo que Phelps cravou nas eliminatórias (4min18s12). Na disputa por medalhas, Phelps, dono de oito medalhas (seis ouros e dois bronzes) nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, terminou com 4min14s08. O bronze ficou com Ryan Lochte, com 4min22s06.
Os nadadores ainda estão longe do topo de seus potenciais. O melhor tempo de Phelps é o recorde mundial de 4min06s22, conquistado no Mundial de Melbourne, enquanto o de Pereira é o recorde sul-americano de 4min11s14, obtido nos Jogos Pan-Americanos, igualmente no ano passado, no Rio de Janeiro.
Na prova deste domingo, Phelps começou a abrir vantagem nos primeiros 100 metros. No nado borboleta, que é sua especialidade, ele já tinha colocado um segundo e seis décimos de vantagem sobre o brasileiro.
No nado de costas, Pereira tentou equilibrar, mas perdeu mais meio segundo, chegando à metade da prova em desvantagem de cerca de dois segundos.
Nos 100 metros seguintes, no nado de peito, que é a especialidade do brasileiro, Pereira tentou reagir e tirou um segundo e três décimos de desvantagem. Pressionado, Phelps foi perfeito nos últimos 100 metros, de nado crawl, abrindo quatro segundos e meio sobre o rival. Nos 50 metros finais, o americano registrou 28s62, contra 31s08 de Pereira, o pior dos oito na piscina.
Essa foi a terceira medalha de ouro de Phelps na competição. Também neste domingo, ele havia vencido os 200 m livre, com o tempo de 1min45s71. No sábado, ele foi o ganhador dos 200 m borboleta, com 1min53s31, ficando mais de três segundos à frente do brasileiro Kaio Márcio, que levou prata.