No dia 27 de abril foi realizado em Vitória (ES), o I Campeonato Brasileiro Universitário de Luta Olímpica, promovido pela CBDU (Confederação Brasileira de Desportos Universitários) em parceria com a CBLA (Confederação Brasileira de Lutas Associadas). A competição serviu de seletiva para a Universiade de 2005, que acontecerá de 11 a 21 de agosto em Izmir, na Turquia.
O I Campeonato Brasileiro Universitário de Luta Olímpica contou com a
participação de Instituições de Ensino Superior de diversas partes do
Brasil, como UFAM, Universidade Nilton Lins-AM, UFPA, UnB, UCS-RS, UFMG, USP, UNIP-SP, Universidade Estácio de Sá-RJ, Universidade Gama Filho-RJ, entre outras, além das participações da UCDB e UFMS de Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente da Felams (Federação de Lutas Associadas de MS), Jean Nunes, que acompanhou a delegação sul-mato-grossense no evento: \\\"O índice de aproveitamento da equipe de MS foi de 100%, pois os três atletas que competiram, conseguiram medalhas\\\". A equipe estadual foi formada por Aline Balta, acadêmica do último ano do curso de Biologia da UCDB, que conquistou a medalha de bronze na Luta Olímpica Feminina, categoria 59 kg; Rodrigo Sanabria, acadêmico do 3° ano do curso de Educação Física da UFMS, medalha de bronze na Luta Olímpica Estilo Livre, categoria 55kg; e Vinícius Córdova, acadêmico do último ano do curso de Educação Física da UFMS, medalha de prata na Luta Olímpica Estilo Livre, categoria 66 kg.
Nunes ressaltou que apesar do apoio do presidente da FUEMS (Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso do Sul), Jairo Rodrigues, falta um amadurecimento por parte das universidades locais em investir no esporte universitário, pois a luta olímpica é um esporte em que os seus três estilos - Greco-Romana, Estilo Livre e Luta Feminina - são olímpicos e, sendo este campeonato uma seletiva para as Olimpíadas das Universidades, o Universiade 2005.
\\\"Dos nossos atletas que compõe a Seleção do MS, 60 a 70% são
universitários e com chances reais de medalhas, e conseqüente classificação para a Universiade\\\", afirmou Jean.
A Seleção Sul-mato-grossense de Luta Olímpica é composta em parte por universitários de instituições como IESF, Uniderp, Unaes, UCDB, UFMS (campus Pantanal e campus Campo Grande). \\\"Faltou uma política de incentivo ao esporte universitário e uma visão de marketing por parte destas instituições, pois além de ser uma seletiva para Universiade, contou com a cobertura da Rede Globo\\\" finalizou Jean Nunes.
O resultado foi considerado tão positivo que a Felams e a Fuems estão estudando a possibilidade de realizar um campeonato estadual universitário da modalidade, até o final do primeiro semestre.