Campo Grande (MS) - No próximo mês iniciam-se as etapas da Seletiva de Luta Olímpica para os Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007. Do Mato Grosso do Sul, já estão convocados Alan Régis (bi-campeão Brasileiro Júnior de Luta Olímpica e integrante da Seleção Brasileira Júnior) e Roberto Abreu (campeão Brasileiro de Luta Olímpica e integrante da Seleção Brasileira B neste ano).
A primeira etapa será disputada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de 10 a 12 de outubro. A segunda acontece na cidade de São Paulo (SP), no período de 28 e 29 de outubro, durante a Copa Brasil. Nas seletivas, lutadores como Antoine Jaoude, doze vezes campeão Brasileiro e representante da modalidade nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e Renato Babalú, campeão Mundial do Ultimate Fighting Championship (UFC), estarão presentes.
Como preparação para a primeira seletiva, a Federação de Lutas Associadas de Mato Grosso do Sul (Felams) viabilizou a participação do atleta Roberto Abreu nos Jogos Abertos do Interior Paulista, que ocorreu no mês passado em São Bernardo do Campo (SP). Abreu ficou em terceiro colocado em sua categoria, perdendo nas semi-finais para o campeão do evento, Antoine Jaoude. Na disputa pelo bronze, Roberto Abreu venceu Carlos Honorato, vice-campeão Olímpico de Judô em Sidney 2000.
Segundo Jean Nunes, presidente da Felams, a participação dos dois sul-mato-grossenses nas seletivas foi seriamente comprometida sem os recursos do Fundo de Investimento ao Esporte (FIE), que até o momento não foram liberados pela Sejel. " Não constavam no planejamento orçamentário essas despesas, já que estavam incluídas no projeto a ser custeado pelo FIE, mas ainda tenho esperanças que pelo menos uma parte seja liberada para bancar custos e permitir a participação dos atletas, até mesmo porque não se trata de qualquer evento, são seletivas para os Jogos Pan-americanos 2007, sendo essencial a participação de atletas do nosso Estado."
Nunes ressalta também que já enviou solicitações aos órgãos competentes que visam o desenvolvimento do esporte no Estado, e que está aguardando um posicionamento das autoridades responsáveis. "Não podemos perder essa oportunidade de conquistar vagas para participar de um Pan-americano, precisamos valorizar o trabalho de nossa equipe, os inúmeros treinos que tivemos e que nos fizeram ser convocados para essas seletivas", diz.
"Nós, enquanto equipe, já temos importantes títulos. Agora é necessário valorizar esses grandes lutadores, campeões que fazem com que nosso Estado seja reconhecido nacionalmente, e a melhor forma é propiciando a participação dos mesmos nessas etapas. Mas tenho certeza, que nossos recursos serão liberados como esperamos, e assim poderemos torcer pela classificação dos atletas sul-mato-grossenses", finaliza.