Campo Grane (MS) - Os 41 atletas brasileiros e estrangeiros do pelotão de elite da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada na manhã deste domingo, retiraram na manhã deste sábado (09/10) os kits no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, aproveitando para elogiar a organização da competição e comentar o nível dos competidores e a dificuldade do trajeto. Para a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, que acompanhou a entrega dos kits, ressaltou que em primeiro lugar sempre tem de vir a saúde com a adoção de um hábito saudável. "Temos de focar a saúde e não a doença. A população da Capital respondeu ao chamado da saúde com quase 9 mil inscrições, incluindo esses atletas de elite", analisou.
Apenas do Brasil são 30 atletas, incluindo o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e os corredores João Luís Ferreira Prado Filho, Júlio César Ferreira da Rocha, Adriano Lemos Fortes, Daniel Cristino da Silva, Edmilson Rodrigues dos Santos, José Luís Toledo, Elias Rodrigues Bastos, Sueli Pereira da Silva, Édna Lúcia Martins, Diva Rosa da Silva, Ilda Alves dos Santos, entre outros. Enquanto os estrangeiros são 11, sendo 7 do Quênia - Rumokol Elizabeh Chepkanan, Paul Koech Kimutai, Joshua Kiprugut Kemei, Titus Kipkosgei Kibbi, Eunice Jepkirui Kirwa, Nancy Jepkosgei Kipron e Jacquiline Jerotich Chebor -, dois da Etiópia - Minda Hirpa Namomisa e Simegn Abnet Yeshanbel -, um da Tanzânia - Martin Hhaway Sulle - e um do Paraguai - Carmen Patrícia Martines Aguilera.
O diretor da prova, Márcio Alencar, destaca que os quenianos Joshua Kiprugut Kemei e Eunice Jepkirui Kirwa são os campeões da Meia-Maratona do Rio 2010, sendo que Eunice Kirwa é a atual campeã da Meia-Maratona Volta das Nações. "Além disso, temos o tanzaniano Martin Hhaway Sulle, que é atual campeão da Meia-Maratona Volta das Nações, e também os quenianos Titus Kipkosgei Kibbi, que ficou em 4º lugar na Meia-Maratona do Rio 2010, Nancy Jepkosgei Kipron, campeã da Meia-Maratona Internacional Volta da Pampulha 2008, e Jacquiline Jerotich Chebor, campeã da Maratona de Capri (Itália) e da Maratona de Curitiba 2009", destacou.
Para Vanderlei Cordeiro de Lima, que é padrinho da Volta das Nações e vai participar da corrida de 10 km, a presença dos atletas estrangeiros anima ainda mais os maratonistas brasileiros, elevando o nível da competição. "Neste ano temos mais atletas estrangeiros, deixando o ritmo da prova mais forte, entretanto, espero que neste ano o título fique com um brasileiro. Porém, sabemos que os quenianos, mais uma vez, são os favoritos, tanto no feminino, quanto no masculino", detalhou.
A atual campeã da Volta das Nações, Eunice Kirwa, reafirma que o nível da prova deste ano está maior que a do ano passado, pois tem mais atletas do Quênia e da Etiópia. "Apesar disso, estou confiante e penso que será possível conquistar o bicampeonato da Volta das Nações", disse, lembrando que já ganhou neste ano a Meia-Maratona do Rio. A maratonista brasileira Ilda Alves dos Santos, que venceu no mês passado a Maratona de Foz do Iguaçu, disse que vai tentar ganhar a Volta das Nações neste ano. "Não podemos perder a esperança nunca, temos de acreditar sempre", disse.
Na avaliação do queniano Joshua Kemei, que foi 1º lugar na Meia-Maratona do Rio deste ano, a expectativa é que a prova deste domingo em Campo Grande seja equilibrada, pois reunirá atletas de alto nível. "Que vença o melhor atleta", disse. O também queniano Titus Kibbi destacou que está a vontade para a Volta das Nações e espera fazer um bom tempo neste domingo. "Vou descansar bastante no hotel para estar pronto para domingo", informou.