Campo Grande (MS) - O trabalhador-atleta três-lagoense da Metalfrio Solutions, Jean Carlos da Paz Dias, que desembarcou neste sábado (10) no Aeroporto Internacional de Campo Grande, ficou em 4º lugar nos Jogos Mundiais da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), realizados de 1º a 8 de julho, em Tallinn, na Estônia, onde o Brasil foi representado pelo Sesi. Ele foi o único representante de Mato Grosso do Sul na competição, disputando com outros 10 trabalhadores-atletas de todo o mundo na prova de arremesso de peso, na modalidade atletismo.
Segundo Jean Dias, foi uma experiência nova participar dos Jogos Mundiais do Trabalhador. "Essa primeira participação em uma competição internacional serviu como aprendizagem, agora vou treinar bastante para tentar melhorar a marca alcançada no mundial de 13,10 metros de distância. Graças a Deus consegui ficar em 4º, pois antes de ir para a competição treinei muito pouco devido aos dois empregos que tenho", disse, referindo-se ao trabalho no período diurno na Metalfrio Solutions e à noite em um hospital de Três Lagoas. "Mesmo assim obtive um bom resultado, ultrapassando a minha marca alcançada na etapa nacional dos Jogos do Sesi, quando fiz 12,5 metros", completou.
Ele promete treinar muito de agora em diante para garantir uma nova
participação nos próximos jogos mundiais. "Adorei essa experiência de poder representar o meu País na Europa e agora não quero mais parar", garantiu.
"É muito difícil você ver pessoas que praticam esportes e trabalham ao mesmo tempo, mas, graças ao Sesi, isso tem sido possível para mim. Além de poder participar de uma competição, com o apoio do Sesi também ganhei em qualidade de vida", analisou.
Na avaliação de Marcelo Moraes, técnico da área de lazer do Sesi de Mato Grosso do Sul e que recepcionou Jean Dias no desembarque em Campo Grande, o resultado alcançado pelo trabalhador-atleta três-lagoense é extremamente positivo, pois não temos no Estado a parte de preparação dessas pessoas para quando elas têm a oportunidade de participar de competições nacionais e internacionais.
"Nós estamos trabalhando com a intenção de disponibilizar professores para melhorar a parte técnica dos nossos desportistas para aumentar a possibilidade deles no cenário regional, nacional e, quem sabe, até internacional. Neste ano, já estamos pensando em iniciativas desse porte para quem sabe chegar nessas competições com nível técnico melhor", declarou.