Atleta do Máquinas Handebol explica o segredo do sucesso da equipe

da redação - 27 de mar de 2025 às 13:32 97 Views 0 Comentários
Atleta do Máquinas Handebol explica o segredo do sucesso da equipe BTM Fotografia Fotógrafa: Maria Victoria Gutierrez

O handebol sul-mato-grossense tem ganhado cada vez mais espaço no cenário esportivo nacional, e Guilherme Spironelli, atleta da equipe Máquinas Handebol, é um dos destaques desse crescimento. Com uma trajetória marcada por títulos e desafios, ele compartilha sua história, conquistas e visão sobre o futuro do esporte no estado.

Guilherme começou no handebol em 2005, quando ainda estudava na Escola Estadual Rui Barbosa. "Comecei jogando com a professora Valdineia Lopes e logo me apaixonei pelo handebol", relembra o atleta. Desde então, ele se dedicou ao esporte e hoje representa a equipe Máquinas Handebol, uma das mais vitoriosas da região. "Vestir a camisa do Máquinas é um privilégio, estar ao lado de amigos que são grandes nomes do handebol dentro e fora do estado é algo recompensador por todos os anos de dedicação a esse esporte."

Entre as diversas conquistas da equipe, Guilherme destaca a Liga Nacional Centro-Oeste de 2022 como a mais marcante. "Foi um título inédito para nosso estado e nos garantiu vaga para a fase final da competição, onde apenas os oito melhores clubes do país disputavam o título de campeão brasileiro." Além disso, ele foi artilheiro do campeonato e eleito o melhor ponta esquerda da competição.

O sucesso da equipe Máquinas Handebol, segundo Guilherme, está na qualidade técnica, no entrosamento e na mentalidade dos jogadores. "Temos uma defesa muito forte, excelentes goleiros, velocidade em contra-ataques e transições e qualidade técnica excelente, tanto entre nossos atletas quanto na comissão técnica. Mas creio que o maior diferencial do time seja a amizade dentro e fora de quadra, além da vontade de ganhar."

Para manter a competitividade, os treinos são intensos e incluem preparação técnica, física e tática. "Trabalhamos o fortalecimento e a mobilidade na academia e, recentemente, começamos um trabalho de análise de jogos de alto rendimento para incorporar estratégias à nossa equipe e estudo tático de jogos de nossos adversários."

Sobre o cenário do handebol no estado, Guilherme acredita em um futuro promissor. "Ultimamente estão surgindo vários projetos bem estruturados e cada vez mais a iniciativa privada e pública está investindo em nosso esporte." No entanto, ele ressalta os desafios enfrentados pelos atletas no Brasil. "O handebol não recebe o mesmo nível de investimento que esportes como futebol e vôlei. Isso afeta a infraestrutura e oportunidades para os jogadores se profissionalizarem. A maioria dos jogadores precisa conciliar treinos e competições com estudos ou trabalho, pois não há salários ou eles não são suficientes para garantir estabilidade financeira."

Entre os momentos mais marcantes de sua carreira, Guilherme destaca uma experiência internacional. "Um dos mais marcantes foi vencer um torneio em que enfrentamos a seleção paraguaia júnior e principal. Após derrotarmos a seleção principal, eles pediram uma revanche, nós aceitamos e no outro dia vencemos novamente. Isso foi inesquecível."

Para os jovens que sonham em se destacar no handebol, Guilherme aconselha disciplina e dedicação. "Treine com intensidade, dê o seu melhor no treino, pois sua performance em jogo é apenas um reflexo do treinamento. Nunca deixem de acreditar no próprio potencial. Além disso, valorizem o trabalho em equipe, pois fica muito mais fácil evoluir quando você está rodeado de pessoas com o mesmo objetivo."

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.