Um dia que vai ser lembrado por muito tempo pela galera do basquetebol do Mato Grosso do Sul. As equipes fizeram um trabalho muito bom ontem, com as vitórias das meninas do 30+, dos "garotos" do 45+ e a grande batalha da equipe de 40+, que culminou em uma vitória fantástica.
Vamos aos detalhes:
O dia não parecia muito animador, pois logo pela manhã foi julgado o recurso da equipe 45+ (Masculino) em relação ao WO recebido no jogo do dia anterior contra a equipe do RJ. O recurso foi indeferido e o WO mantido com a derrota por 20 pontos.
Só restava uma coisa a fazer: partir para cima da equipe de Goiás e garantir uma vitória que ainda poderia colocar a equipe na disputa das finais. E foi o que aconteceu.
A equipe de Mato Grosso do Sul partiu para cima dos goianos, vencendo o primeiro quarto pelo placar de 22 x 9. O jogo teve de ser interrompido por causa da forte chuva, alguma goteiras apareceram na quadra, e no segundo tempo a equipe de Goiás esboçou uma reação. Mas no final prevaleceu a consistência da equipe de MS, que venceu o jogo pelo placar de 57 x 51.
Como este resultado o 45+ se classificou para disputar o 3° lugar da competição em sua categoria, certamente se não fosse o WO disputaria o título. Fica o registro da indignação e repúdio em relação a equipe do RJ, que preferiu ganhar um jogo, de masters, no tapetão ao invés da disputa dentro de quadra.
No Feminino a equipe 30+, jogando com muita garra e vibração, venceu a equipe do Maranhão pelo placar de 64 x 53, encerrando com vitória sua participação nos jogos. Foi numa partida emocionante e muito disputada, a equipe de MS teve o placar desfavorável durante quase todo o jogo, mas reagiu a partir da metade do terceiro quarto e superou a equipe do nordeste.
A categoria 40+ se despediu do torneio com uma derrota para a equipe do Rio Grande do sul pelo placar de 35 x 22. Valeu muito a luta das veteranas que conseguiram uma boa reação no quarto final. Infelizmente não foi o suficiente, mas todas estavam felizes com a participação no evento.
Porém o melhor do dia estava guardado para o final. N a partida das 18:45 hs a equipe 40+ (Masculino) tinha pela frente a fortíssima equipe do Espírito Santo. E o fortíssima não é apenas expressão, os caras são grandes e muito fortes. A equipe do sudeste conta com 4 pivôs de força, todos na casa dos 2 metros, com muita massa corporal, o que tornou o trabalho dentro do garrafão, tanto no ataque quanto na defesa, extremamente duro.
O jogo foi parelho desde o primeiro minuto, nenhuma das equipes conseguia abrir qualquer vantagem considerável, porém o Espírito Santo se mantinha o tempo todo na liderança do placar. No intervalo da partida alguns jogadores da equipe sul-mato-grossense já estavam pendurados com faltas, resultado do intenso combate corpo-a-corpo dentro do garrafão.
O terceiro quarto do jogo acabou empatado, com 50 pontos para cada lado, dando sinal de que o quarto final seria de muita emoção. A torcida presente estava agitada e não arredava o pé do ginásio. Destaque muito importante para o apoio das equipes femininas do MS que compareceram em peso ao ginásio para apoiar a equipe 40+, o que fez com que o time jogasse com a sensação de estar em casa.
No quarto final a equipe incorporou a vibração que vinha de todo o ginásio e partiu para cima da equipe do Espírito Santo, com uma marcação muito forte e jogadas rápidas de contra ataque tentava anular os jogas da equipe adversária. A batalha no garrafão continuava intensa, e o jogo equilibrado. Na metade do quarto final uma bola roubada pela equipe do MS culminou em uma falta antidesportiva, o que fez com que MS abrisse 2 pontos e na sequência tivesse a posse de bola. A jogada levantou a galera na arquibancada, no banco de reservas e dentro da quadra, o time colocou o coração na ponta dos dedos e continuou marcando forte, com a marcação dobrando nos principais pontuadores da equipe adversária.
Quando a partida parecia estar mais favorável para a equipe do MS um arremesso de 3 pontos equilibrou novamente o jogo, na arquibancada a tensão era grande, e o jogo poderia facilmente chegar a prorrogação. O jogo era bom demais, tanto que muita gente foi chegando para assistir, o pequeno ginásio da ASSMIB estava lotado, e a partida indefinida.
Faltando menos de 2 minutos para o fim do jogo a equipe de MS decidiu dar um último gás e apertar ainda mais a marcação, quem saia do banco e entrava em quadra mantinha a pegada e a vibração, a emoção e o calor da partida eram intensos e ninguém poderia prever o final. Mas o esforço da equipe sul-mato-grossense foi recompensando, com 2 bolas roubadas e contra ataques precisos, seguidos de faltas. Com isso a equipe 40+ conseguiu abrir uma vantagem de 5 pontos. Naquele momento, ao assumir o controle do jogo, já era possível tentar controlar o resultado. Mas a adrenalina deixaria?
Sim, deixou, e a equipe 40+ do Mato Grosso do sul bateu os gigantes do Espírito Santo em um jogo memorável, digno de ficar gravado na história. Quem estava no ginásio vibrou muito. Contagiados pela emoção e pela arquibancada os jogadores comemoraram muito e receberam os cumprimentos e os parabéns da equipe adversária e até mesmo da arbitragem.
Agora a equipe sul-mato-grossense mantém vivas as chances e classificação para a disputa das finais. Com mais 2 jogos pela frente (quarta-feira enfrenta Pernambuco e na quinta-feira Amazonas) a equipe segue confiante e animada. Apesar de bastante cansada e dolorida.
Ah, você quer saber o placar final? Mato Grosso do Sul 75 x 67 Espírito Santo.
Querem saber o destaque da partida? Certamente foram todos(as) os(as) sul-mato-grossenses que estiveram no ginásio, torcendo e vibrando pelo basquetebol.