Corumbá (MS) - A Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) deu por encerrada a polêmica em torno dos laudos que atestam a capacidade do estádio Arthur Marinho para sediar jogos da Série A do Campeonato Estadual de Futebol, que começa em fevereiro. Os certificados foram novamente entregues à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) numa reunião há dez dias.
O diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior, informou que mesmo tendo entregue as licenças para a realização de jogos pelo campeonato deste ano - todas elas ainda em vigor - a documentação foi novamente encaminhada para a Federação durante a assembleia extraordinária de 18 de dezembro, em Campo Grande.
"Como já temos todos os laudos, protocolamos a entrega dos documentos no mesmo dia", afirmou Miranda. O representante da Funec na reunião entregou à FFMS as licenças autorizando o funcionamento e os laudos das vistorias feitas pelo Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e Vigilância Sanitária. A Federação dizia - através da página que mantém na internet - que o estádio de Corumbá não teria apresentado nenhuma destas autorizações.
A licença ambiental do estádio Arthur Marinho tem vencimento em 2013. O licenciamento do Corpo de Bombeiros vence em 23 de março de 2010; o Termo de Inspeção Sanitária, que é da Vigilância Sanitária, vale para os anos de 2009-2010. O Alvará de Funcionamento do Prédio tem prazo expirando em 23 de março de 2010, assim como o Relatório de Vistoria da Polícia Militar.
O presidente da Funec destacou ainda que o Arthur Marinho tem laudo técnico de engenharia apontando que o estádio "está em plenas condições e sua estrutura física está totalmente segura, dentro do que determinam as leis e o que preconiza o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA)".
Miranda afirmou que os clubes podem entregar os certificados até o dia 20 de janeiro de 2010. O presidente da Fundação de Esportes - órgão responsável pela administração do estádio corumbaense - foi informado pela Federação que o Corumbaense foi o único clube do interior a entregar toda a documentação necessária. As afirmações da falta de atestados teria sido uma "falha genérica", segundo a FFMS. "Desta forma estamos aptos e já vejo essa situação como assunto encerrado", disse ele.
A estreia do Corumbaense na principal divisão do futebol sul-mato-grossense está marcada para sábado, 06 de fevereiro, às 20 horas, no Arthur Marinho, contra o Pantanal.