O árbitro corumbaense Elvécio Zequetto, 34 anos, foi indicado nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, para os testes que definem o quadro de arbitragem da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado). Os testes físicos acontecerão no Rio de Janeiro, com data prevista, inicialmente, para o próximo dia 28.
Zequetto disse que o presidente da Comissão de Arbitragem o comunicou por telefone. "Ele me disse que eu estava sendo convidado a fazer o teste para a Fifa", declarou. Oliveira ainda o informou que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) deve ser comunicada oficialmente do convite nesta sexta-feira, dia 21.
"Estou sem palavras e emocionado. Neste momento, passam as imagens de toda dedicação; trabalho e empenho desde a juventude. Lembro das dificuldades que passei", revelou. A "arbitragem está no meu sangue", destacou o corumbaense que neste ano já comandou 20 partidas de competições nacionais, entre Brasileiros A e B e Copa do Brasil, recordando que a paixão vem da infância, época em que assistia jogos de futebol para acompanhar o desempenho dos árbitros e assistentes.
Elvécio - que integra os quadro básico da CBF desde 1994 e apita profissionalmente desde 1991 - enfatizou que ser convidado para um teste da Fifa é "o sonho de qualquer árbitro e poucos conseguem". Ele salientou que é motivo de "orgulho" a convocação. O fato de "ser de Corumbá" o fortalece ainda mais para se empenhar e mostrar os "valores e competências de quem vive aqui".
O teste para "Árbitro Fifa", que permite aos aprovados usarem o brasão da entidade que controla o futebol mundial, é composto basicamente por provas físicas. São corridas de fundo, mínimas de 2700 metros, e de velocidade 50 metros e 200 metros, que possuem tempos pré-definidos que devem ser cumpridos. "É a chance para o Centro-Oeste (que está sem árbitro) voltar ao cenário da Fifa", avaliou. O resultado sai em 2006.
Amanhã, Elvécio Zequetto apitará a partida entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro, válida pela trigésima terceira rodada do Brasileirão 2005 (Série A).