Segunda-feira, 12 de maio de 2025, 07:43

Após título heroico, basquete da Funlec mira pódio na etapa nacional

da redação - 23 de set de 2016 às 14:24 1153 Views 0 Comentários
Após título heroico, basquete da Funlec mira pódio na etapa nacional Basquete masculino do colégio desbancou os favoritos de Ponta Porã em uma final eletrizante.

Após arrancar uma vitória heroica e conquistar o título dos Jojums (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) no último dia 13, a equipe de basquetebol masculino da Funlec já tem uma nova meta: quer ficar entre as três melhores do Brasil na etapa nacional dos jogos, marcada para o mês de novembro em João Pessoa (PB).

“Acredito que, apesar de ter estados na segunda divisão bem mais evoluídos esportivamente falando, nossa equipe é muito boa. Temos condições, sim, de ficar entre os três, mesmo tendo Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Maranhão como adversários. São estados que têm equipe jogando as melhores ligas do Brasil. Nossa equipe está em um nível bacana, e se todos estiverem 100% fisicamente, sem lesões, podemos conseguir um bom resultado”, afirma o técnico Dirceu Fernando, que comanda as equipes de basquete da Funlec.

A classificação para os jogos nacionais veio de forma dramática. Na final, disputada contra o Colégio Total de Ponta Porã, na casa do adversário, a vitória veio nos minutos finais: 50 a 49. Ponta Porã era, inclusive, a atual tetracampeã do torneio, deixando o vice nas quatro edições anteriores justamente para o time de Campo Grande. O time dono da casa tinha ainda atletas egressos do Fernando Saldanha, campeão de 2015.

“A equipe deles era favoritíssima a ganhar mais uma vez. Jogaram em casa, com ginásio lotado. Foi um jogo disputadíssimo”, lembra o treinador.

O equilíbrio foi a tônica da final. No primeiro período, Campo Grande terminou vencendo por 16 a 14. No segundo, Ponta Porã reduziu a vantagem para um ponto: 31 a 30. No fim do terceiro quarto, o jogo estava empatado em 41 pontos. A equipe de Ponta Porã começou a jogar melhor e a 30 segundos do fim vencia por uma diferença de três pontos.

Foi então a hora do capitão da Funlec brilhar. Depois de um pedido de tempo, Vithor, cestinha da partida com 17 pontos, recebeu uma bola na lateral, girou e arremessou da linha dos três, igualando o jogo. O time de Ponta Porã perdeu um ataque e fez falta em Vithor, que acertou um lance livre, decretou a virada e garantiu a medalha de ouro.

 

Outro destaque do torneio, lembra Dirceu, foi o ala-armador Geovane, que jogou machucado. “Eles estava 50%, com lesão no joelho, mas mesmo assim fez a diferença na partida. Teve jogos que não jogou, optamos por poupá-lo. Na final, jogou os 40 minutos e foi decisivo”, destaca.

A Escola Raul Sans de Matos/Funlec também foi a campeã dos Jojums nos torneios femininos de basquete e de futsal e no masculino de handebol. É a instituição de ensino com mais equipes representando Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?