Monza (Itália) - O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, viu suas esperanças de conquistar o título do Mundial de pilotos se esvaírem quando se despediu do GP italiano de Monza na 10ª volta neste domingo.
Massa caiu para a quarta colocação, estacionado com 69 pontos, a 23 pontos do líder, do britânico Lewis Hamilton, da McLaren, com apenas quatro corridas até o fim da temporada. O espanhol bicampeão Fernando Alonso, companheiro de Hamilton, está encostado no segundo posto, com 89 pontos.
"Não diria que o título é impossível, mas com certeza não será nada fácil", afirmou o brasileiro. "Vou manter a cabeça erguida e tentar ser competitivo. Estou certo de que podemos brigar ainda por mais vitórias."
Para o brasileiro, a corrida foi um "desastre". "Quando você larga e tem um problema logo de cara, o pior é que não há nada a fazer", desabafou Massa. "Um resultado desses é sempre ruim, ainda mais quando se tem um pódio na mão."
Massa largou na terceira posição no grid, mas optou por parar logo na nona volta com problemas na parte traseira do carro. Com pneus novos, o brasileiro voltou a ter problemas, e abandonou na volta seguinte com um problema na suspensão. O piloto ainda tentou manter o otimismo. "O importante agora é resolver esse problema. Temos muito trabalho até a próxima corrida, precisamos nos esforçar ainda mais."
Massa também falou sobre o toque de pneus com Lewis Hamilton na largada. "Ele tinha uma posição melhor, Alonso brecou bem na minha frente, não pude evitar", afirmou o brasileiro.
O GP de Monza também complicou a situação da Ferrari na disputa pelo título de construtores. A McLaren tem 23 pontos de vantagem sobre a Ferrari, mas tudo dependerá da audiência de Paris na semana que vem, quando dirigentes da McLaren serão ouvidos sobre as acusações de espionagem. A escuderia pode ser banida do atual campeonato e de 2008.
Mas Massa prefere não pensar nisso. "Estarei em Spa na semana que vem. Não sei nem se acompanharemos isso pela TV", disse o brasileiro.