Após furacão, FFMS tem sete candidatos à presidência

da redação - 30 de out de 2024 às 15:42 84 Views 0 Comentários
Após furacão, FFMS tem sete candidatos à presidência Da Redação

Após o furacão que varreu a entidade no mês de maio, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) escolhe, no dia 1º de novembro, seu novo presidente.

Sete candidatos se inscreveram na disputa: Cláudio Barbosa, Tony Vieira, Américo Ferreira, Marco Antônio de Araújo, André Baird, Paulo Telles e o atual presidente interino, Estevão Petrallás.

A eleição acontece no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, no MIS (Museu da Imagem e do Som), a partir das 14h. O eleito ocupará o cargo até 2027, com posse prevista para 25 de novembro.

Para concorrer ao cargo, os candidatos devem atender a diversas exigências estipuladas pelo Estatuto da FFMS. Entre os critérios, destacam-se a ausência de condenações por crimes dolosos, a regularidade nas prestações de contas e, especificamente para a presidência, a necessidade de ter pelo menos três anos de experiência como presidente de um clube profissional de futebol no estado.

Furacão na FFMS - A Federação foi alvo de operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), em maio deste ano, que acabou com a prisão e, mais recentemente, a destituição de Francisco Cezário de Oliveira da presidência. Ele foi preso pela primeira vez por suspeitas de corrupção na Federação.

A operação “Cartão Vermelho” foi desencadeada no dia 21 de maio e investiga possível lavagem de dinheiro na FFMS. A entidade recebe recursos do Estado e da CBF e há 27 anos.

Segundo o MPE (Ministério Público Estadual), durante 20 meses de investigação, foi constatado que se instalou na entidade uma organização criminosa, cujo principal objetivo era desviar valores, sejam provenientes do Estado de Mato Grosso do Sul (via convênio, subvenção ou termo de fomento) ou mesmo da Confederação, em benefício próprio e de terceiros.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.