Apesar de estar diante de um tenista que já figurou entre os 115 do ranking de entrada das ATP - e que hoje ostenta o 185º posto da lista -, Bellucci começou bem o confronto e encaixou seu jogo. Depois de passar por maus momentos nos terceiro e quarto sets, o brasileiro de 20 anos foi superado por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (6-8), 4/6, 6/3, 6/4 e 6/2.
Apontado como a principal revelação do tênis brasileiro, Bellucci obteve nesta sexta sua segunda derrota em Copas Davis. Na única partida que havia disputado, o brasileiro havia sido derrotado por triplo 6/4 por Jurgen Melzer, no duelo com a Áustria em setembro de 2007 pela repescagem para o Grupo Mundial.
Ainda nesta sexta-feira, o Brasil será representado em Sorocaba pelo gaúcho Marcos Daniel, número 91 do mundo, que disputa a segunda partida de simples diante de Juan Sebastian Cabal, 200 posições atrás no ranking de entradas da ATP.
Agora, o paulista de 20 anos tenta se recuperar para entrar em quadra novamente no domingo. Caso seja necessária a disputa do quinto jogo do duelo, Bellucci entrará em quadra para fechar o confronto diante de Cabal. Se não tiver condições de jogo, o brasileiro será substituído por André Sá ou Marcelo Melo.
O duelo - Bellucci abriu o confronto entre Brasil e Colômbia com tudo. Após confirmar seu primeiro game de saque, o paulista de Tietê quebrou o serviço de Giraldo e logo em seguida abriu 3/0 na parcial.
A vantagem de três games a favor do representante nacional foi mantida até quinto game, com 4/1. Depois de ver o colombiano manter seu saque e diminuir o placar para 4/2, Bellucci exagerou nos erros não-forçados e se viu diante de 15-40, com dois break points contra.
Embora tenha salvado o primeiro ponto com uma boa combinação de saque e voleio, o brasileiro acabou tendo seu saque superado no break seguinte. Giraldo, embalado, empatou o jogo em 4/4 e se manteve vivo no set.
Depois de perder três games seguidos, Bellucci confirmou seu serviço no nono game, abriu 5/4 e jogou pressão em Giraldo. Com o apoio da torcida, o anfitrião chegou a ter duas chances de encerrar o set em 6/4, mas foi barrado pelo colombiano, que empatou a parcial em 5/5 e deu prosseguimento à disputa.
Belucci ainda desperdiçou mais um ponto de set no 12º game e viu a disputa ir para o tie-break. Em um game extra equilibrado, Giraldo teve seu primeiro set point com 6-5, mas não conseguiu fechar a parcial. Melhor para o brasileiro que não jogou fora o quarto set point, com 7-6, e encerrou o desempate em 8-6, ratificando o 7/6 no placar.
O segundo set foi de menos emoções para a torcida brasileira em Sorocaba. Enquanto Bellucci encaixava boas bolas, Giraldo se irritava cada vez mais, errava jogadas de pouca dificuldade e motivava ainda mais o brasileiro.
A única quebra de saque da parcial foi obtida pelo representante nacional no quinto game da disputa e passou à frente do placar com 3/2 - vantagem ampliada para 4/2 com a confirmação de serviço do brasileiro. A diferença de games foi mantida até o décimo, quando Bellucci aproveitou o segundo break point que teve e ratificou o 6/4.
Lapsos e dores - No terceiro set, Bellucci teve dificuldades e permitiu que o adversário crescesse na partida depois do sexto game, justamente depois de pedir o primeiro atendimento médico com dores na coxa. Com 3/2 no placar, Giraldo chegou a ter duas chances de derrubar o saque do brasileiro e só conseguiu a quebra no terceiro break, com uma dupla-falta do tenista local.
Motivado, o colombiano abriu 5/2 e teve duas chances de fechar o set em 6/2, mas viu Bellucci salvar os dois pontos do set e ganhar sobrevida na parcial com 5/3. O brasileiro ainda teve dois pontos de quebra no décimo game para empatar o duelo em 5/5, mas não aproveitou as oportunidades sobretudo por causa da ansiedade em definir rapidamente as jogadas.
Giraldo, após sair da situação adversa, tirou proveito da precipitação de Bellucci e não perdeu o terceiro set point que teve na disputa. O colombiano diminuiu a vantagem do brasileiro para 2 a 1 com parcial de 6/3, e mostrou que não venderia facilmente o jogo.
Giraldo conseguiu mais uma quebra de saque logo no primeiro game do quarto set e se manteve à frente do marcador. O visitante ainda teve mais quatro break points no sétimo game, podendo abrir 5/2. Bellucci, contudo, entrou novamente no confronto, confirmou o serviço e colocou o placar em 4/3. No game seguinte, o brasileiro teve mais duas chances de quebra com 15-40, mas permitiu a reação do adversário e seguiu atrás do placar.
No game seguinte, o nono do quarto set, Giraldo chegou a perder um set point. Embora tenha conseguido salvar a parcial, Bellucci não resistiu ao cansaço e tombou em quadra, com fortes cãibras na coxa direita.
Após atendimento, o brasileiro retornou à partida, confirmou o serviço e diminuiu o placar para 5/4, mas não conseguiu evitar a vitória do rival por 6/4 no quarto set, empatando a disputa em 2 sets a 2.
O quinto set começou justamente como o anterior: com quebra de Giraldo logo no primeiro game. A instabilidade de Bellucci persistiu na disputa seguinte, com o brasileiro abrindo 15-40 no saque do colombiano e permitindo a reação do rival.
O colombiano voltou a derrubar o serviço do adversário no quinto game e entrou na reta final para a confirmação da vitória, com 4/1 e abrindo 5/1 na etapa final. Foi questão de tempo para Giraldo assegurar o triunfo por 3 a 2 com 6/2 no último set mandar a pressão Marcos Daniel na segunda partida.