A grande final da XVI Copa da Amizade da Vila Erondina, em Dourados, realizada neste domingo, 9, entre Amigos do Tony e Real Cachoeirinha, foi uma verdadeira festa do futebol amador douradense. Centenas de torcedores e desportistas estiveram presente no tradicional campo de futebol e viram um jogo extremamente emocionante que foi decidido somente nas cobranças de pênaltis, e quem fez a festa pelo título de forma invicta foi a equipe do Amigos Tony.
Assim que o árbitro Almir Rogério, o "Limão", deu início à decisão, já deu para perceber que o jogo seria equilibrado, porém emocionante. Em menos de 10 minutos ambas equipes já tinha desperdiçados pelo menos duas boas oportunidades de gol.
Do lado do Amigos Tony, até mesmo pela caracteristica de seus jogadores como Harrison, Pedrinho e Rodrigo Charuto, a equipe ficava mais com a posse de bola trabalhando para encontrar as brechas na defesa do Real muito bem organizada pelo experiente zagueiro Tiagão. Já o Real explorava a velocidade do lateral esquerdo Vini e as bolas paradas de Danilo Verão, contando ainda com o oportunismo de Teka, artilheiro da competição. Mas apesar da insistência o gol não sai para nenhum dos lados, mesmo quando, já na segunda etapa, o Real chegou a ficar com dois jogadores a menos em campo, um por contusão, outro por expulsão. E sendo assim não houve outra alternativa que não fosse a decisão dos pênaltis.
Há quem diga que pênaltis é "loteria", há quem diga que é treino, opinião a parte um fato interessante marcou a decisão, o goleiro Tony, um dos mandatários do time que leva seu próprio nome, foi substituído pelo goleiro Marcelo para as cobranças de pênaltis, e a tática deu certo, Marcelo defendeu as cobranças de Danilo Verão e Leo, e garantiu a vitória por 4 a 2, sendo o último pênalti cobrado pelo capitão Rodrigo Charuto com extrema frieza no meio do gol com apenas um toque sutil. Amigos do Tony Campeão da XVI Copa da Amizade.
A equipe do Grêmio Bombeiro ficou com o terceiro lugar, o artilheiro foi o atacante Teka do Real com 6 gols marcados, e o goleiro menos vazado foi Rafael do Amigos F.C Cachoeirinha com apenas 3 gols sofridos. Vale ressaltar que estiveram presentes os vereadores Junior Rodrigues e Pedro Pepa, a prefeita de Dourados Délia Razuk, o atual presidente da LEDA, Eurides Castilho, o "Tubaína", e o vereador Jânio Miguel, este último como sendo um dos principais patrocinadores da competição. Destaque também para a presença do desportista e ex delegado "Dr" Tele, e o empresário e ex vereador Akira Oshiro.