Lances emocionantes, ginásio lotado e a rivalidade em quadra marcou a grande final do futsal masculino, entre as equipes de Campo Grande (ABC) e Amambai (Uniderp). A modalidade futsal teve uma final imprevisível até o último lance do jogo. Pelo segundo ano consecutivo, o futsal demonstrou na quadra todo o equilíbrio entre as 6 equipes participantes (Coronel Sapucaia, Coxim, Três Lagoas, Dourados, Campo Grande e Amambaí (Uniderp). A cidade sede reforçou sua equipe com os atletas da Uniderp (Babalú, Toninho, Sídney, Guilherme, Binho e Róbson), e o técnico Sérgio Pavão.
A partida final colocou em quadra duas equipes de Campo Grande, que já tinham disputado a semifinal dos Jogos Abertos local, quando a equipe do ABC levou a vitória nos pênaltis. A partida começou com a equipe da capital impondo um maior volume de jogo, enquanto Amambai confiava na principal característica das equipes comandadas por Pavão: defesa equilibrada.
O resultado do jogo foi 2 a 1 para Amambaí, que adquiriu o direito de representar o estado nos Jogos Abertos Brasileiros, a ser disputado em maio de 2006, na cidade de Nova Friburgo-RJ.
campanha
Compõem a equipe de Amambaí, os atletas: Babalú, Toninho, Binho, Sídney, Guilherme, Róbson, Euricleber, Washington, Adriano, Reginaldo e Adilson, comandados pelo técnico Sérgio Pavão e o auxiliar Abílio Martins.
A campanha de Amambaí foi a seguinte:
Amambai 6 x 3 Coronel Sapucaia
Amambai 1 x 1 Campo Grande
Amambai 2 x 2 Dourados
Amambai 5 x 4 Três Lagoas