Nova York (EUA) - Depois de passar pelo qualifying e avançar à primeira rodada do Aberto dos EUA, Thiago Alves teve de batalhar ainda mais para seguir vivo no torneio nesta terça-feira.
Em uma partida disputadíssima com mais de três horas de duração, o brasileiro teve muita dificuldade para bater Paul Capdeville, número 127 no ranking da ATP, por 3 a 2. Agora, brasileiro vai enfrentar o suíço Roger Federer, ex-número um do mundo.
A partida contra o chileno Capdeville começou equilibrada no primeiro set, com o brasileiro confirmando seus serviços contra o chileno, que este ano já disputou outros dois Grand Slams, Roland Garros e o Australian Open.
A situação mudou para Alves justamente no final da parcial, quando o chileno conseguiu uma quebra de saque no décimo game e fechou em 6 a 4.
Na parcial seguinte, as coisas não melhoraram para o paulista, que fazia sua segunda aparição no Aberto dos EUA (o brasileiro participou do torneio em 2006). Paul Capdeville quebrou o serviço do brasileiro logo na primeira oportunidade, fato que se repetiu no sexto game. Com duas quebras no set, o chileno não teve dificuldades para fechar a segunda parcial em 6 a 1.
Pressionado pelo placar, o brasileiro voltou com outra atitude para o terceiro set e quebrou duas vezes o serviço do chileno, fechando a parcial com um rápido 6 a 1. O início do quarto set começou indefinido. Com uma quebra de cada lado, os dois tenistas mantiveram um jogo equilibrado até o final, quando Thiago Alves venceu a parcial por 7 a 6, e levou o confronto para a última e decisiva parcial.
No quinto set, o chileno retomou o ritmo do início da partida e quebrou o serviço de Thiago Alves logo no primeiro game. O brasileiro respondeu à altura com outra quebra e o confronto seguiu equilibrado até o décimo game, quando Thiago Alves quebrou novamente o serviço do chileno, fechando o set em 6-4 e a partida em 3 sets a 2.