Quinta-feira, 08 de maio de 2025, 19:20

Alunas de escola estadual representarão Estado no Brasileiro

Xadrez
fesmax - 27 de jan de 2006 às 15:51 238 Views 0 Comentários
Alunas de escola estadual representarão Estado no Brasileiro

Alunas da 6ª série da Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere, de Campo Grande, representarão o Estado na categoria sub-12 do Campeonato Brasileiro de Xadrez, durante o Fenac (Festival Nacional da Criança), que acontece em abril, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez.

A equipe formada por Melina da Silva, Mariana da Silva e Talita Araújo foi destaque no Campeonato Estadual do Interior em Bonito e Jardim, em dezembro. Das 14 premiações possíveis, o trio levou nove e subiu da categoria sub-12 para disputar com adolescentes de 14 e 16 anos.

O treinador da equipe, professor César Leon Otaviano, conta que o colégio começou a ensinar xadrez aos alunos em 2002, com trabalho voluntário de professores. A partir de 2004, com a criação do Xadrez nas Escolas, pelo Governo Federal, o projeto passou a ser tratado como disciplina pela comunidade escolar. "A partir da 4ª série as crianças começam a jogar", diz Otaviano.

Ele explica que a idade ideal para ensinar xadrez à criança é a partir dos 5 anos. "O cérebro é como um músculo, precisa ser exercitado. E quanto mais novo, melhores os resultados", diz. Avaliações pedagógicas têm mostrado que o xadrez ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, melhora a concentração, a disciplina pessoal e a socialização dos alunos.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?