Sexta-feira, 09 de maio de 2025, 13:22

Aluna do Xadrez nas Escolas alcança o tetracampeonato estadual

com sed - 22 de jun de 2006 às 13:17 165 Views 0 Comentários
Aluna do Xadrez nas Escolas alcança o tetracampeonato estadual

Campo Grande (MS) - Pela quarta vez consecutiva a estudante Melina da Silva, de 12 anos, da Escola Estadual Alice Nunes Zampiere, venceu o Campeonato Estadual de Xadrez de Mato Grosso do Sul, que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho, em Campo Grande. A jovem enxadrista faz parte do projeto Xadrez nas Escolas, implantado na rede pública estadual desde 2004, numa parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) com o Governo Federal e a Secretaria de Estado da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel).

Realizado no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, o evento, organizado pela Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (Fesmax), reuniu pelo menos 80 atletas da modalidade. Além de Melina, que foi premiada na categoria sub-16, outras duas alunas da escola, sua irmã, Mariana da Silva, de 12 anos, e Talita Araújo, também de 12 anos, venceram respectivamente nas categorias
infantil e blitz.

Adaptação - Hoje cursando a sétima série do ensino fundamental, as enxadristas foram iniciadas no esporte há três anos, quando o Xadrez nas Escolas foi implantado no Estado. De acordo com os professores do projeto, César Leon e Lucas Precioso, o convite para participar das atividades é aberto a todos os alunos da instituição, sendo que as práticas acontecem em turno oposto ao das aulas convencionais, às sextas-feiras, das 15 às 17h. "O trabalho não é interrompido nem durante as férias ou feriados", disse, atentando para a relevância dos treinos no que tange às competições.

Atualmente, o grupo de xadrez da Escola Estadual Alice Nunes Zampiere é composto por 20 estudantes, porém Precioso confirmou que este número aumenta a cada vitória conquistada por uma das atletas. "Serve como incentivo para os outros alunos", explicou. E o esforço das crianças em aprender o novo esporte acaba desenvolvendo aptidões para outras disciplinas. "É notório. Os pais, os professores e as próprias crianças percebem que aumenta o poder de aprendizado. Eles entram no projeto sem saber jogar, mas em geral aprendem rápido", frisou Leon.

No caso de Mariana, além de medalhas, o xadrez lhe possibilitou maior afinidade com uma de suas matérias mais temidas, a matemática. "Tinha muitas dificuldades antes e acabei melhorando bastante", contou. Para a irmã, Melina, de esquisito, o esporte passou a ser uma diversão, ocupando seus tempos vagos e servindo de brincadeira com os amigos, e de orgulho para os pais. "Eles nos apóiam, apesar de não conhecerem o jogo. Estão sempre nos campeonatos, torcendo", expôs.

Projeto - O projeto Xadrez nas Escolas é um trabalho conjunto desenvolvido, desde 2004, pelo Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e do Esporte e pelo Governo do Estado. A iniciativa está baseada na promoção de estratégias para a inclusão e permanência do aluno na escola, considerando que o xadrez é um esporte pedagógico que auxilia o desenvolvimento das demais disciplinas escolares.

A prática da atividade desenvolve diversas habilidades, como a atenção, concentração, julgamento, imaginação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica e interesse por línguas estrangeiras.

No Estado o projeto piloto foi implantado em 40 escolas de Campo Grande, atendendo 4,8 mil alunos de 5ª a 8ª séries. No ano de 2005, foi expandido para as demais unidades escolares da Capital que aderiram, totalizando 76 escolas estaduais e 5 Uneis (Unidades Educacionais de Internação). Neste ano todas as escolas de Campo Grande já estão ligadas à proposta.

Os professores-coordenadores responsáveis pela organização das atividades em cada escola são capacitados pelo Ministério do Esporte e remunerados pela SED. Os alunos têm acesso a kits, distribuídos pelo Ministério da Educação, contendo livros, tabuleiros com as peças do jogo e um mural. Mais informações sobre o Xadrez nas Escolas podem ser obtidas pelo telefone
3318-2284.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?