Brasília - Os clubes de futebol beneficiados pela Timemania acabam de ganhar escalonamento melhor para quitar seus débitos com o governo. Após pouco mais de um ano de funcionamento, a loteria criada para regularizar a situação fiscal dos clubes de futebol sofreu modificações através da Lei 11.945, de autoria da Presidência da República, que altera a legislação tributária federal.
Em dois artigos propostos pelo ministério do Esporte, os clubes devedores passam a ter a possibilidade de manter as suas parcelas mensais e também a porcentagem de reajuste anual de suas prestações. Para tal, basta entrarem com pedido em, no máximo, 60 dias a partir da data da publicação da lei no Diário Oficial da União, que foi no último dia 05 de junho.
De acordo com a lei, "a partir de 2009, o quantitativo máximo de complementação prevista será o resultado da diferença entre 10% do valor da prestação mensal prevista e a remuneração mensal constante ou R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), o que representar maior montante. Já o percentual do valor da prestação mensal deverá ser, em 2010, reajustado para 20%, também acrescido em mais 10% da prestação mensal a cada ano subsequente, prevalecendo para pagamento, assim como no caso anterior, o resultado desse cálculo, ou R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), o que representar maior montante."
Timemania - Criada pelo Ministério do Esporte em parceria com a CEF, a loteria tem a proposta de distribuir prêmios, mas principalmente regularizar a situação fiscal dos clubes de futebol com a União. A loteria permite o parcelamento das dividas dos clubes em até 240 meses, de modo que eles regularizarem a situação fiscal junto a União com dívidas no Instituto Nacional do Seguro Social, a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
A loteria da CAIXA funciona como a Mega-Sena, mas reúne ao formato a paixão do brasileiro pelo futebol ao usar no lugar de números, os brasões dos times. Na Timemania, o apostador pode marcar dez números entre os 80 do volante de aposta e, ainda, escolher o Time do Coração para concorrer aos prêmios. A loteria tem um sorteio por semana, sempre aos sábados, e vai premiar os apostadores que acertarem 7, 6, 5, 4 ou 3 números sorteados, além de pagar prêmios pelo acerto do Time do Coração.
De acordo com a Lei 11.345/06, que criou a Timemania, os times terão direito ao rateio de 22% da arrecadação bruta, como contrapartida à cessão do direito ao uso de suas marcas para o pagamento de débitos fiscais com a União, mas só receberão os repasses após quitarem suas dívidas com o Governo.