Dourados (MS) - A cidade de Dourados recebeu a nona etapa do campeonato Estadual de Velocross neste domingo (13). As corridas foram disputadas e o público assistiu várias disputas por posições, nos 930 metros da pista do Clube Rota 163. Oitenta e quatro pilotos correram por pontos e prêmios nas cinco categorias da competição.
A Sênior, a primeira a largar em Dourados, assistiu a mais uma vitória de Junior Feitosa, piloto de Maracaju. Junior largou muito bem e sofria intensa pressão de Kiko Soares (Dourados), mas o motor da moto 53 de Kiko literalmente explodiu na segunda volta, para decepção do público douradense. Feitosa seguiu tranqüilo até cruzar a linha de chegada. "Nas voltas finais fiquei sem o freio dianteiro e achei que não ia conseguir a vitória", comentou Feitosa. O douradense Cezar Paiva chegou em terceiro e o líder da temporada, José Antônio (Ivinhema), que correu com o dedo mínimo da mão esquerda fraturado conseguiu terminar a prova em terceiro: "Coloquei uma tala e fui à luta. Acelerei mesmo".
Adriel Celant Espindola venceu a nona prova consecutiva na categoria 125 cilindradas construindo uma trajetória incrível neste campeonato. Adriel largou mal e o vice-líder Markito (Lourival Rosa, de Paranhos) saiu na frente e dominou o quarto inicial da prova. Markito caiu, cometeu alguns erros, foi atrapalhado por retardatários e terminou a prova na quinta posição. A festa da família Espindola e dos membros do Moto Clube de Coronel Sapucaia quase foi estragada pelo piloto Mário Augusto. Correndo em casa, o douradense grudou na rabeta de Adriel e lutou pela ponta até a última volta, mas chegou em segundo.
Juliano Morais "Bizunga" conseguiu mais uma vitória na categoria Mirim, após brigar muito com Murilo Butarelli (Caarapó/MS), que abandonou a prova. Letícia Izabelli (Sete Quedas), líder do estadual, afogou a moto na largada e perdeu muito tempo saindo em último lugar para uma corrida de recuperação. Enquanto Letícia brigava por posições no segundo pelotão, Bizunga se aproveitou e abriu de Ossamu Yanagihara (Ponta Porã). Yan Augusto (Ponta Porã) foi o terceiro e Letícia recebeu a bandeirada em quarto lugar.
No Velocross, vence aquele que acelera mais e erra menos. Marcus Vinícius, o "Mano" de Dourados, largou na frente e foi embora, sem ser molestado, para ganhar a quinta prova da temporada 2008. A prova foi marcada pelo retorno às pistas do amambaiense Branco Lorenzetti (nove meses sem competir), campeão 2007 da categoria, o qual deu várias voltas na segunda colocação, mas perdeu posições e terminou em 5º. "Estou voltando aos poucos, sem forçar muito", explicou Lorenzetti.
As disputas por posições na Nacional empolgaram o público, onde se destacou o piloto Diego Pich, de Rio Brilhante. Diego se enroscou na primeira curva, saiu em penúltimo lugar e foi ultrapassando meio mundo. Adriano X-Zelão, vice-líder, saiu em último e também partiu para o ataque, mas não conseguiu subir ao pódio. Adriel Espindola saiu da quarta para a segunda posição. Já Diego Pich conseguiu cruzar em terceiro, seguido pelo douradense Tiago Assuiti, em quarto.
Na quinta e última prova da Etapa, a categoria Open, Junior Feitosa (Maracaju) largou na frente e partiu para a bandeirada escoltado por Rodrigo Antunes (Ponta Porã) e Marcus 'Mano' Vinícius (Dourados). No primeiro terço da prova, nas curvas do miolo, Feitosa foi atrapalhado por retardatários e Rodrigo se aproveitou assumindo a ponta. Marcus colou em Feitosa e o ultrapassou quase na metade da prova, se isolando na segunda posição e colocando Antunes da 'alça de mira'.
A duas voltas para o final da prova, Mano passou Rodrigo Antunes na 'curva do poção', uma curva em descida que exige uma freada forte na entrada, controle e boa aceleração no traçado. "O Mano é um piloto muito técnico e aquela curva não é fácil", disse Rodrigo. "Ser atrapalhado faz parte da corrida. O Rodrigo estava do meu lado, com melhor traçado e abriu. Já o Mano me passou no final da reta, não deu para segurar", analisou Feitosa. "Foi uma corrida difícil, emocionante. O Feitosa e o Rodrigo são pilotos de ponta e competir com eles não é fácil", concluiu Mano, ao vencer sua segunda prova da Etapa de Dourados.
O campeonato sul-mato-grossense de Velocross é organizado e realizado pela Femems, com apoio do Governo do Estado - através do Fundo de Investimento Esportivo (FIE) e da Fundesporte.
Com supervisão da Femems, a nona etapa do estadual de Velocross foi realizado pelo Clube Rota 163 com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados e Funced (Fundação Cultural e de Esportes), patrocínio da Endo Moto (concessionária Honda), Moto 13 Peças e Serviços, Via Oeste (concessionária Suzuki), M&A Locação de Veículos, Vanderlei & Gonçalo Automóveis, Douramoto (concessionária Yamaha), FM Cidade 101 e Despachante Polyana.
Confira o pódio em Dourados:
Sênior
1º Junior Feitosa - Maracaju/MS
2º Cezar Paiva - Dourados/MS
3º José Antonio - Ivinhema/MS
4º Valter Lima - Nova Andradina/MS
5º Dozinete 'Dodo' Ferreira - Fátima do Sul/MS
125cc
1º Adriel Espindola - Coronel Sapucaia/MS
2º Mário Augusto - Dourados/MS
3º Tiago Assuiti - Dourados/MS
4º Marcelo Pedroso - Dourados/MS
5º Lourival Rosa - Paranhos/MS
Mirim
1º Juliano 'Bizunga' Morais - Paranhos/MS
2º Ossamu Yanagihara - Ponta Porã/MS
3º Yan Augusto - Ponta Porã/MS
4º Letícia Izabelli - Sete Quedas/MS
5º Denis Kawazoko - Ponta Porã/MS
Nacional
1º Marcus 'Mano' Vinícius - Dourados/MS
2º Adriel Espindola - Coronel Sapucaia/MS
3º Diego Pich - Rio Brilhante/MS
4º Tiago Assuiti - Dourados/MS
5º Branco Lorenzetti - Amambai/MS
Open
1º Marcus 'Mano' Vinícius - Dourados/MS
2º Rodrigo Antunes - Ponta Porã/MS
3º Junior Feitosa - Maracaju/MS
4º Cezar Paiva - Dourados/MS
5º Tiago Pegorari - Ponta Porã/MS