Abertura do Estadual de Motocross Nacional reúne público de duas mil pessoas

Abertura do Estadual de Motocross Nacional reúne público de duas mil pessoas Participaram da etapa 43 pilotos.

Camapuã (MS) -  Camapuã sediou neste domingo a abertura do campeonato estadual de Motocross Nacional 2012. A etapa contou com a presença de 43 pilotos divididos em quatro categorias e público estimado em duas mil pessoas, apesar do tempo nublado e das nuvens carregadas prometendo chuva.

Com 800 metros de extensão, vários saltos e traçado sinuoso, a pista do motódromo Pé-da-Serra é seletiva e desafiadora, exigindo muito preparo físico e concentração por parte dos pilotos, além de um maior desgaste das motocicletas.

MX 230cc

A categoria MX 230cc foi a primeira a largar. A surpresa aconteceu na primeira curva quando o piloto campo-grandense Pedro Godoy caiu e a moto morreu. Godoy era um dos favoritos para vencer a prova. Nicolas Ferreira (Coxim) assumiu a ponta e acelerou. Lucas Bortolás, de Alto Taquari/MT saiu em perseguição e uma disputa intensa aconteceu no segundo pelotão com várias trocas de posições e uma “briga caseira” de tirar o fôlego, envolvendo os pilotos de Rio Verde de MT: Elizeu Ferreira e Flávio “Jacaré” Brito.

Pedro Godoy era o mais veloz dos pilotos. Andava três segundos mais rápido que os demais a cada volta e seguia abrindo caminho em busca da vitória. Mas não conseguiu. Nicolas Ferreira venceu a prova, com Pedro Godoy em segundo. Lucas Bortolás chegou em terceiro. Elizeu Ferreira ficou em quarto e Romário Fortunato (Bandeirantes) fechou o pódio na quinta posição.

Cadete: Faltou piloto, sobrou emoção!

A Categoria Cadete foi a segunda prova da etapa. Apesar de apenas cinco pilotos alinharem no gate, esta foi uma das corridas mais emocionantes do dia. Muita disputa, constantes trocas de posições e um final surpreendente. Victor Hugo Tsuha (Campo Grande), Marcelo Ravel (Sidrolândia) e Marcos Fernandes (Nova Alvorada do Sul), brigaram metro a metro e a cada curva da pista. Os pilotos campo-grandenses Rafael Lima (Rato) e Victória Lino acompanhavam os demais.

Marcelo Ravel assumiu a ponta na metade da corrida e abriu boa vantagem. Marcos Fernandes se isolou em segundo e Victor Hugo manteve-se em terceiro. Faltando apenas duas voltas, a tranquila liderança de Ravel foi para o espaço. A moto quebrou e Ravel assistiu a vitória de Marcos Fernandes. Victor Hugo cruzou em segundo. Rafael Lima foi o terceiro e Ravel terminou em quarto, pois Victória Lino tinha várias voltas de atraso.

Sênior: Acidente do Selemar e a decepção de Marcelo Ravel

Não era mesmo o dia do Marcelo Ravel. Ele pegou outra moto e alinhou no gate para a largada da categoria Sênior. Assumiu a liderança na largada e foi abrindo, abrindo até a moto abrir o bico e deixá-lo novamente na mão. Melhor para Elizeu Ferreira (Rio Verde de MT), que venceu a prova. O demais pilotos do pódio eram todos campo-grandenses: Carlos Alencar chegou em segundo. Ciro Eduardo terminou na terceira posição. Rodney Fernandes foi o quarto colocado e Júnior Rezende (Pegada) fechou o pódio em quinto.

A nota triste é que, com quase cinco minutos de prova, o piloto Selemar Marion (#38), de Bandeirantes, perdeu o controle da moto ao saltar um duplo e sofreu um capote frontal. Enquanto Selemar recebia socorro pela equipe médica, o piloto campo-grandense Carlito Ramos (#10) emendou o salto sob bandeira amarela e foi desclassificado pela direção de prova. “Estava muito concentrado e quando vi (a bandeira amarela) já estava em cima”, explicou Carlito.

Após o atendimento médico na pista, o piloto Selemar deixou o motódromo de ambulância com suspeita de fratura. Posteriormente, para tristeza do público presente e dos demais competidores, chegou a notícia confirmando que o piloto fraturou o braço esquerdo.

Força Livre: Show de Pedrinho Godoy

Última bateria do dia, a Força Livre reuniu dez pilotos no gate. Desta vez, o campo-grandense Pedro Godoy efetuou uma boa largada e assumiu a ponta deixando a briga pela segunda posição para os demais, dando um show de pilotagem em Camapuã. E a disputa atrás dele foi intensa. Elizeu Ferreira, de Rio Verde de MT havia dito que “a pista era muito técnica e diferente, com poucos pontos de ultrapassagem e que uma boa largada era 70% para faturar a prova”. Ele terminou em segundo lugar.

Luan Machado, de Campo Grande, sofreu intensa pressão do coxinense Nicolas Ferreira, reascendendo e revivendo uma disputa de outras corridas em outras categorias do motocross sul-mato-grossense. Luan resistiu e terminou em terceiro. Nicolas chegou em quarto e Jean Franceschini, de Rio Verde de MT, ocupou o quinto lugar no pódio.

Próxima Etapa

A próxima etapa do estadual de Motocross Nacional será no dia 03 de junho em Naviraí.

A abertura do Campeonato Estadual de Motocross Nacional foi uma realização da Prefeitura de Camapuã, com organização e supervisão da FEMEMS (Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul) e apoio da Remotors Yamaha e Grupo Veipeças de Moto 13.

Confira abaixo, a classificação oficial da 1ª Etapa do MXN em Camapuã.

Categoria MX 230cc

1º #111 Nicolas Ferreira – Coxim/MS – Mastter Motos/Pref. Mun. De Coxim

2º #191 Pedro Godoy – Campo Grande – Cometa Moto Center/MRP/Tonon

3° #71 Lucas Bortolás – Alto Taquari/MT

4º #5 Elizeu Ferreira – R.Verde de MT/MS – Pref. Rio Verde/Constr. Custódio/Panamérica Financeira

5º #88 – Mário Fortunato – Bandeirantes/MS

Categoria Cadete

1º #69 Marcos Fernandes – Nova Alvorada do Sul/MS

2º #100 Victor Hugo Tsuha – Campo Grande/MS

3° #86 Rafael Lima – Campo Grande/MS – RM Motos/Moto Start/Gráfica Lima

4º #25 Marcelo Ravel – Sidrolândia/MS

5º #7 Victória Lino – Campo Grande/MS

Categoria Sênior

1º #5 Elizeu Ferreira – R.Verde de MT/MS – Pref. Rio Verde/Constr. Custódio/ Panamérica Financeira

2º #27 Carlos Alencar – Campo Grande/MS – Faz.3R/Maitre Luiz/Vitória Buffet/ Posto Milênio

3° #21 Ciro Eduardo – Campo Grande/MS

4º #441 Rodney Fernandes – Campo Grande/MS

5º #4 Júnior Rezende – Campo Grande/MS – Pegada Calçados/Moto 13

Categoria Força Livre

1º #191 Pedro Godoy – Campo Grande – Cometa Moto Center/MRP/Tonon

2º #5 Elizeu Ferreira – R.Verde de MT/MS – Pref. Rio Verde/Constr. Custódio/ Panamérica Financeira

3° #441 Luan Machado – Campo Grande/MS – Vidraçaria Brilhante/MC Moto

4º #111 Nicola Ferreira – Coxim/MS – Mastter Moto/Pref. Mun. Coxim

5º #85 Jean Franchescini – Rio Verde de MT/MS

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.