A cultura afro-brasileira ecoou forte pelos gramados da Associação Recreativa Master no último sábado (13), durante a realização do 3º Jogos Paranauê de Capoeira. O evento, que reuniu 113 atletas de mais de 10 cidades da região, transformou Brasilândia em um verdadeiro celeiro de ginga, musicalidade e tradição, coroando campeões em 26 categorias que variaram de iniciantes a profissionais.
Sob a organização do Mestre Sagui (Marcelo) e da Professora Rasteirinha (Amanda), o campeonato destacou-se não apenas pela competição, mas pela integração entre comunidades. Pela primeira vez, alunos da APAE de Brasilândia tiveram categoria exclusiva, demonstrando que a capoeira é, acima de tudo, inclusão.
O secretário municipal de esportes e lazer, Venildo Júnior e a secretária municipal de Educação e Cultura, Mara Inês Anselmo Costa prestigiaram o evento. Durante as falas, Maria Inês destacou o significado cultural do momento. "A capoeira é mais que um esporte – é história, resistência e identidade brasileira. Ver Brasilândia se consolidando como referência regional nesta arte é motivo de orgulho para todos nós".
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Venildo Júnior, finalizou: "Este evento vai além dos troféus. É sobre manter viva uma tradição que une gerações e transforma vidas através do esporte e da cultura".
DESTAQUES COMPETITIVOS
Entre os resultados, Brasilândia revelou talentos como Sofia e Heitor (campeões até 6 anos), Paola (campeã 13-14 anos feminino) e Faísca (campeã 6ª-7ª graduação adulto). Na categoria profissional, Porquinho (Venceslau) levou o ouro, seguido por Boy (Bataguassu) e Bugui (Bataguassu).
A categoria "Salto, acrobacias e floreios" emocionou o público, com vitórias de Chicletinha (Brasilândia) no feminino e Sagui (Brasilândia) no livre – este último também sendo um dos organizadores do evento.
APAE: INCLUSÃO EM MOVIMENTO
A participação especial dos alunos da APAE foi um dos momentos mais emocionantes. Nas categorias até 14 anos e acima de 15 anos, atletas como Sara, Poliana e Mateus provaram que a capoeira não tem limites quando se fala em superação.
PARCERIAS QUE TRANSFORMAM
O evento contou com apoio fundamental do Projeto Master do Futuro, Grupo Regional Brasil, APAE de Brasilândia, Associação de Capoeira (ACCAM), Prefeitura Municipal e empresas locais como Mercado Rodrigues, New PC, Computec, Restaurante Bistekão e Barbearia Tio João.