Com apenas 8 anos, Valentina de Andrade já soma duas conquistas no Campeonato Estadual de Velocross de Mato Grosso do Sul, na categoria 50cc, em 2023 e 2024. A jovem piloto não apenas compete — ela representa. “Tenho muito orgulho deles. É muito importante a representatividade que eles têm”, diz ao comentar seus títulos.
Valentina entrou cedo no mundo das competições. Desde bebê, o motociclismo já fazia parte de sua vida. “Tenho moto e quadri desde que nasci. Quando eu estava na barriga já ganhei um quadri a gasolina e de 1 ano uma moto elétrica. Meu vô Vander e meus pais andam e me incentivaram”, explica.
A primeira corrida veio acompanhada de sentimentos mistos. “Eu estava com medo, mas queria andar. Foi muito bom”, lembra. Desde então, ela se destaca em um ambiente ainda dominado por meninos. “Gosto da adrenalina e de ser quase sempre a única representante das meninas.”
A rotina de treinos depende da disponibilidade da família. “Normalmente aos finais de semana e feriados, quando meu pai está em casa. Ele é meu treinador”, conta.
Em pouco tempo de pista, Valentina já passou por experiências marcantes. Em Tacuru, uma queda a fez repensar sua permanência no esporte. “Foi a primeira queda forte, eu quis desistir. A mamãe falou: tudo bem, vamos carregar tudo e ir embora. Era o treino, tínhamos acabado de chegar. Eu resolvi correr.” Outro momento desafiador foi a final do estadual de 2023: “Tava muita lama, as motos mal andavam, muita gente desistiu, mas eu não. E eu fui campeã.”
Valentina tem apoio total da família, que acompanha cada prova. “Meus pais e meus avós Vande e Marisa, que são meus patrocinadores, vão em todas as corridas que eu estou.”
Ela também acompanha e se inspira em nomes do esporte. “Mayara Basso, Carlos Eduardo e o Henzo Portela”, cita. Fora das pistas, gosta de jogar vôlei e nadar.
Apesar da pouca idade, ela já pensa em novas possibilidades. “Quero continuar correndo e conquistar mais títulos. Porém, esse ano devo fazer somente um campeonato. Quero fazer trilhas com meu pai e meu vô. Tenho ainda bastante tempo para me dedicar ao Velocross. Ano que vem pretendo voltar forte.”