Campo Grande (MS) - O diretor presidente da Fundesporte, Julio César Komiyama, recebeu na tarde desta terça-feira (30), a visita da jogadora de vôlei de praia Talita. Natural de Aquidauana, ela participou dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, onde ficou na quarta colocação.
Durante a visita, Talita falou dos planos para 2009, onde terá uma nova parceira: Maria Elisa do Rio de Janeiro. A atleta informou que vai começar a se preparar para o novo ciclo olímpico de 2009 a 2012, com o objetivo de disputar a sua segunda das Olimpíadas em Londres.
Em 2009, as principais competições da dupla Talita e Maria Elisa serão o Circuito do Banco do Brasil de Vôlei de Praia, o Circuito Mundial e a Copa do Mundo que acontece de dois em dois anos. Em 2009, a Copa será na Noruega, junto com uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Talita aproveitou para apresentar um projeto pedindo apoio do Governo do Estado, já que ela disputa torneios nacionais e internacionais, onde divulgaria o Estado nestas competições.
Carreira - A sul-mato-grossense Talita foi revelada para o vôlei de praia em 2001, pelas mãos da campeã olímpica Jacqueline Silva. Depois de atuar ao lado da jovem de 19 anos, Jackie ficou impressionada com seu estilo e a convidou para viver e treinar no Rio de Janeiro. Talita não levou muito tempo para estourar no circuito brasileiro. E foi com a lesão da parceira veterana, em 2002, que ela começou a jogar com Renata. Ambas terminaram a temporada juntas, mas desfizeram o time logo em seguida.
A jovem então seguiu seu caminho no vôlei de praia. Em 2003, foi campeã da etapa de Goiânia da competição nacional jogando com Taís e, ao lado de Giseli Gavio, disputou o Circuito Italiano. Terminou em quarto lugar no ranking, com uma vitória e dois vices. Em 2005, ela retomou a parceria com Renata e passou a figurar entre as principais jogadoras do Brasil. A dupla venceu os Abertos da Grécia e Indonésia do Circuito Mundial e foi vice-campeã nacional em 2006.
Renata e Talita alcançaram as Olimpíadas somando importantes resultados desde o ano passado, quando foi dada a largada da corrida por duas vagas nos Jogos. Elas venceram os Abertos de Singapura e França e foram bronze na China e em Portugal.