Dourados (MS) - Mato Grosso do Sul conquistou 17 medalhas no Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Tae kwon do, que aconteceu em Porto Alegre (RS), de 14 a 17 deste mês no ginásio "Tesourinha". A equipe dirigida pelo treinador Jair Amaro foi formada por dez atletas de Dourados, seis de Naviraí, quatro de Corumbá e dois de Campo Grande.
Os principais destaques da equipe do Estado na competição foram Mirelli Prado Ribeiro, atleta de Dourados, que trouxe o ouro na categoria júnior feminino, e Duane Antunes Costa, de Corumbá, que conquistou o bicampeonato na infantil masculino após vencer três lutas seguidas.
Com apenas 15 anos de idade, Mirelli acabou conquistando uma medalha de ouro que o tae kwon do de Mato Grosso do Sul não ganhava havia sete anos. "Foi uma conquista importante que buscávamos desde 2000 e agora se tornou realidade graças ao trabalho e ao empenho da Mirelli", afirmou Jair Amaro. Outro ponto positivo apontado por Amaro é que tanto Mirelli como Duane começaram a praticar o esporte graças a projetos sociais.
Duane, que mora com a avó em Corumbá, tem bolsa integral para treinar na Academia Amadeu. Mesmo com muitas dificuldades buscou um título inédito na competição.
Mirelli começou a treinar aos sete anos no projeto social "Chute as dificuldades da vida", fundado por Jair Amaro para dar condições a crianças e jovens que não tinham como pagar uma mensalidade de poder treinar com toda a estrutura para seu desenvolvimento físico e psicológico. Além das medalhas de Mirelli e Duane, a equipe trouxe mais 15 medalhas. A competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Tae kwon do.