Rio de Janeiro (RJ) - Por muito pouco (considere o tempo de ler as três palavras anteriores), o sul-mato-grossense Cândido da Silva Júnior, de 17 anos e hoje defendendo o Minas Tênis Clube, não conquistou uma das vagas nos 100m borboleta para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
O cassilandense chegou na segunda posição da prova no Campeonato Brasileiro de Natação Troféu Maria Lenk (antigo Troféu Brasil), última seletiva para o Pan, com o tempo de 53s85, atrás apenas de seu companheiro de equipe, o carioca Gabriel Mangabeira, de 24 anos, que cravou 53s38 e ficou com o ouro e a vaga para o Pan. Fernando Souza da Silva, 20, completou o pódio, com 54s27.
O outro classificado para os Jogos do Rio de Janeiro foi Kaio Márcio, que não entrou para a disputa das finais por conta de uma forte febre, mas mesmo assim se garantiu no Pan graças ao tempo de 51s11 obtido na eliminatória de quarta-feira, que lhe rendeu também a participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Apesar de não ter ficado com uma das vagas, Cândido mostrou evolução num curto período. Em apenas dois meses, o atleta que iniciou sua carreira nas piscinas de Dourados baixou seu tempo em mais de dois segundos em relação ao obtido no Sul-americano Juvenil de Desportos Aquáticos, que na época foi de 55s56 e lhe valeu a medalha de ouro na prova.