Faltando apenas um dia para terminar o seminário da lutadora Patrícia Miranda, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, a atleta da FELAMS, Aline Balta, que está participando do seminário na Universidade Gama Filho, presenciou o entusiasmo dos atletas brasileiros em aprender mais com a americana. \"E não havia só mulher no seminário, estavam presentes crianças, atletas juniores e também o atleta da seleção brasileira de Judô, João Gabriel Schilliter\" disse a atleta de MS.
\"Estava indo treinar Judô, mas resolvi descer do trem e vir aprender mais com essa excelente Lutadora de Wrestling (Luta Olímpica)\", disse o judoca João Gabriel Schilliter.
É a segunda vez que Patrícia Miranda ministra um seminário no Brasil. A primeira vez foi em 2002 em Belém, no Pará. Filha de pais brasileiros
exilados nos EUA, Patrícia, que luta na categoria até 48kg, fez história ao ser a primeira atleta de luta feminina no colegial em Stanford, onde também
foi a única mulher na equipe de luta. Em 2003 Patrícia também foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e ouro no Mundial da modalidade. \"O Brasil tem muito potencial, principalmente com as meninas porque todas nós começamos a lutar nas Olimpíadas agora. É muito importante mandá-las para competir em países como Rússia e Japão, que tem equipes de Luta Feminina muito forte. Mas esses seminários são muito importantes para quem não tem a oportunidade de ir lá para fora treinar e competir\" explicou Patrícia.
Presidente da Confederação Brasileira de Luta Olímpica, entidade responsável pela vinda de Patrícia, Pedro Gama Filho pretende ainda alçar vôos maiores. \'Vamos fechar essa parceira para ela vir todo ano e temos ainda planos de trazer outros expoentes da Luta Olímpica mundial para dar seminários e cursos aqui no Brasil\'.
Para Pedro, a vinda de Patrícia Miranda ao Brasil será um marco para os atletas brasileiros. \"Este seminário da Patrícia será muito importante para os nossos atletas, devido à necessidade de intercâmbio internacional. Com isso estamos tentando preencher esta lacuna, trazendo uma atleta de altíssimo nível em vez de enviar toda uma equipe para o exterior\", diz Pedro Gama Filho. Os atletas terão ainda a oportunidade de treinar no novo CT de Luta Olímpica utilizando tapetes e bonecos novos, que fazem parte do equipamento que será utilizado nos Jogos Pan-Americano de 2007.