Seminário abordará o papel do esporte na cidadania

da redação - 24 de mar de 2005 às 11:12 264 Views 0 Comentários
Seminário abordará o papel do esporte na cidadania

Discutir o papel do esporte no desenvolvimento da cidadania junto aos jovens. Essa é a meta do Seminário Internacional Esporte, Lazer e Juventude - Identidade Cultural e Aprendizagem Social que será realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O evento será promovido pelo British Council, Unesco, Ministério do Esporte, Sesc São Paulo, Sesi São Paulo e as secretarias de Esporte e Recreação das cidades de São Paulo e Osasco.

A iniciativa dessas instituições, que há anos mantém a realização de programas sociais importantes, é uma demonstração concreta de que o equacionamento das questões ligadas à melhoria da qualidade de vida da população brasileira só será possível com a atuação conjunta do governo, entidades privadas e organismos internacionais.

O evento possui características inéditas, como, por exemplo, reunir pela primeira vez especialistas e pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, com a presença de jovens representantes de uma série de instituições nacionais e internacionais que participam de programas de esportes, lazer e cultura. O evento reforça as comemorações do "Ano Internacional da Educação Física e do Esporte", conforme denominação das Nações Unidas.

O seminário propõe ainda a discussão sobre os paradoxos do esporte - inclusão e exclusão, tradição e modernidade; competição e os limites éticos da performance; individualismo e sociabilização; universalidade e identidade cultural; massificação e seletividade; nacionalismo e globalização; estímulo a preconceitos e tolerância; violência e cultura da paz; promoção da saúde e o uso de drogas, entre outros aspectos.

O secretário nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, Lino Castellani Filho, destacou a importância do encontro. \"O Seminário é promovido por entidades que reconhecem a necessidade de se desenvolver políticas públicas para a juventude que sejam construídas a partir da compreensão da necessidade do diálogo entre gerações, mostrando a elaboração e a execução de políticas para o setor\", disse.

Lino Castellani acrescentou ainda que a realização do Seminário é também uma oportunidade para os jovens expressarem o que os afligem no momento em que se torna público o resultado da pesquisa \"Retratos da Juventude Brasileira\", realizada pelo IBGE.

Segundo dados do IBGE, do censo de 2000, é na faixa etária de 15 aos 24 anos, onde se encontram cerca de 35 milhões de brasileiros, que surgem situações de risco e vulnerabilidade, como as drogas, a violência, o desemprego e a mortalidade. Temas como maternidade precoce, HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, em especial nos segmentos ausentes de ações de ensino e cultura, também serão abordadas no evento.

O evento é dirigido a professores, alunos e profissionais da educação, gestores e técnicos de organismos públicos e privados, de associações esportivas, de organizações não governamentais e todos os interessados nos processos de aprendizagem social dos segmentos jovens.

 

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?